Páginas

02 junho 2011

De porquê não comer carne...ever!


Por |
Esse post tem um motivo bastante egoísta, estou cansada de explicar porque sou vegetariana, de agora em diante eu simplesmente digo: vai no meu blog!



Existem motivos diversos que levam as pessoas a optarem por não comer carne, no meu caso não foi uma opção racional, há alguns anos eu fui morar com uns “malucos” veggies. Um dia um deles (que se tornou meu marido...hahahaha) falou para mim: você tem condições de aceitar o fato de que, quando você come carne, você estimula a morte de animais, então você não vai ser hipócrita e vai ouvir o que significa comer carne. A partir daí eu ouvi desde histórias sobre os maus-tratos até a questão da espiritualidade envolvida, ou seja, no dia seguinte, eu não consegui comer uma esfiha porque me parecia estar comendo um dos meus cachorros. Desde esse dia eu não comi absolutamente nenhum tipo de carne, simples assim. Sem vacas, porcos, galinhas ou peixes, nada de cadáveres no meu prato.

Pode parecer idiotice minha, mas eu nunca tinha parado pra pensar que aquele hambúrguer que eu adorava foi uma vaquinha malhada gordinha daquelas que se vê na estrada. Eu não sou estúpida, mas diga pra mim sinceramente, se ao ver o bife no seu prato, você se lembra do animal vivo. Provavelmente não. Por isso é que é tão fácil comer carne, porque dificilmente você associa aquilo a um assassinato.

Existem pessoas que não conseguem deixar de comer carne e eu não tenho intenção de julgá-las, a minha história é que, a partir do dia em que eu me decidi, não houve mais argumento, mas mesmo vários nutricionistas afirmam que a mudança gradual é menos traumática, que não seja para o corpo, pelo menos para a cabeça.

Sem radicalismos, eu vou passar por alguns dos meus motivos, claro que o primeiro deles foi não conseguir mais compactuar com a morte de animais para meu prazer, mas depois disso você começa a estudar e pesquisar, aí sua argumentação se torna cada vez mais consistente com sua escolha.

Eu sempre amei animais. A partir do momento em que você entende a incoerência de deixar uma espécie dormir na sua cama e comer a outra, você não consegue mais aceitar que você seja tão hipócrita. Eu conheço várias pessoas que doam dinheiro para o Greenpeace e WWF. Grande coisa! Isso é só pra aplacar sua própria consciência. Na prática essas pessoas nem iriam salvar as baleia e nem deixariam seu churrasco de lado. Então sem hipocrisia nem indulgência para mim mesma, eu me questionei sobre o assunto e decidi que se eu amava os animais, eu teria que amar a todos eles, sem especismo – por favor, sem comentários idiotas sobre ratos, baratas e afins, não vou entrar nesse assunto. Mesmo que os animais são sofressem todo tipo de tortura mental e física, eles serão mortos! Qual é a necessidade de você ter várias mortes no seu prato unicamente por uns minutos de prazer?

Do ponto de vista espiritual, os animais são parte de uma consciência coletiva diferente da dos seres humanos, assim como os vegetais. Eles tem desenvolvimento evolutivo diferenciado e suas próprias trajetórias independentes do estado de consciência humano. Quando houver a transição planetária, eles não vão passar pelo mesmo tipo de experiência que nós, pois são seres de outro tipo de energia. Eu não vou me extender nessa explicação considerando que o reino deva é um fenômeno complexo e tenho medo de passar informações não muito acuradas. O que é importante saber:

- que, assim como quando você mata um ser humano, interferir na existência terrestre de um animal é obstruir seu ciclo evolutivo.

- levando em consideração de que nós vivemos sob a lei do carma, quando ingerimos carne, nós criamos um débito para com o reino deva que deve ser transmigrado antes de nós mesmos “evoluirmos”.

- Por que comer peixes seria menos problemático, mas não a solução? Porque peixes são parte de um corpo coletivo, isso que dizer que suas consciências são menos individualizadas e mais facilmente desligadas do que a de grandes animais, por exemplo. Não estou fazendo apologia a comer peixe, estou explicando porque peixes são uma boa transição para o não consumo.

- Qual a diferença entre comer carne e comer vegetais? Não é assassinato também? Os vegetais são parte de uma consciência coletiva também, contudo diferente da consciência anímica. As células vegetais foram postas no planeta de forma que possam se reproduzir com facilidade e seu recolhimento seja feito sem danos. Fora isso a sintetização realizada na fotossíntese é o que constitui a nossa necessidade energética. Lembra da aula do primário? Produtor de energia – consumidor primário – consumidor secundário?

- quando você come a carne de um animal você ingere conjuntamente as energias anímicas de seu corpo, isso age no seu próprio organismo baixando o seu padrão vibracional e dificultando sua tentativa de emitir boas energias e ter bons pensamentos (o que, cá entre nós, já é difícil sem tudo isso). A ingestão de carne faz com que você se torne mais animalizado, mais instintivo, mais emocionalmente instável.

Com relação à saúde, claro que fui pesquisar para saber se uma dieta mais restritiva não iria me deixar doente, ainda que fosse o último dos meus motivos. Descobri que não. É possível não comer carne e ser ainda mais saudável, física e mentalmente. Ouvi mitos sobre não poder ser vegetariana quando se está grávida ou sobre crianças vegetarianas não serem saudáveis. Nonsense, na minha opinião. Mas nem preciso explicar isso aqui. É fácil de achar informações na internet sobre a nutrição vegetariana.

Eu particularmente não faço apologia ao vegetarianismo, não fico enchendo ninguém com relação a suas escolhas alimentícias, eu meramente respondo quando me perguntam (e isso quando a pergunta é feita em tom de curiosidade respeitosa, se for somente para me convencer de porque eu estou na contramão da normalidade, esquece). Porém, acho muito engraçado quando alguém me pergunta meus motivos, mas não quer ouvir sobre a realidade da morte de animais – ah não, isso é muito triste, isso eu não quero ouvir – sinto muito, mas alegar ignorância porque você não quis ouvir, é ser conivente com a perfídia.

Finalizando, este post foi feito unicamente no intuito de esclarecer aqueles que estão pesquisando a respeito, lembre-se disso ao fazer qualquer comentário. Eu não vou em sites de churrasco ofender ninguém.

Os. Quem sabe assim que eu tiver tempo pra cozinhar, eu vire vegan de vez?
Obs 2. Depois de mim, a família inteira parou de comer carne, assim como meu cunhado, e agora meu “tio”...acho que devíamos colocar um contagem no blog: 1800 dias sem carne....kkkkkkkkkkk

Sites de referência:
Guianet
Characananda
Veg11
SVB

Vídeos para ver:
earthlings - terráqueos
a carne é fraca (instituto nina rosa)


Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário