Páginas

30 junho 2011

sem sair do lugar


Por |


Hoje eu estava checando meu e-mails quando vi um anúncio do job abroad bulletin com uma oferta de trabalho voluntário num lugar X do qual eu nunca ouvi falar, mas tinha fotos e parecia muito interessante. Me deu um certo aperto involuntário no coração e sem querer eu me ouvi pensando: poxa, mas você não vai para lugar nenhum, né?

Teve um tempo que eu tinha um sonho de ir pra Europa com o violino nas costas e simplesmente tocar pra viajar, pra comer e pra dormir. Pensei numa aventura romanceada de pegar carona com desconhecidos, abusar do coachsurfing, literalmente depender da caridade alheia e falar sobre isso num blog (omg, eu lembro do Fabrício me perguntando, pq ñ vai?)

Eu já fui em alguns lugares, mas sinceramente, queria muito ir para vários outros lugares. Queria viajar sem rumo, trabalhando pra comer, dormir e seguir viagem, como se fazia antigamente. Hoje em dia é tudo muito complicado, muito burocrático, muito caro. Eu entendo que os “países” tem que “salvaguardar” seus empregos, sistemas de saúde e assistência e etc para e das pessoas que tiveram a (in)felicidade de nascer em uma determinada terra, mas me desculpem se soa anarquista, eu acho isso uma grande baboseira, enfim. Isso só serve para dificultar aqueles espíritos livres que só querem ver o mundo...

O que me lembra um tipo de visto que tem na Austrália, eles permitem você ficar por alguns meses e trabalhar legalmente no país contanto que não seja por mais de 2 meses no mesmo lugar, porque o intuito é fazer você conhecer o país. Interessantíssimo, certo? Sim, mas é somente para algumas nações com menos desesperados querendo ganhar a vida em outro lugar (no brazilians, please go back)

Ao invés de reclamar da injustiça alheia e ficar dizendo como os governos são maus como o tipo de pessoa q me irrita, eu podia só sair mochilando por aí, mas acontece que eu também sou medrosa o suficiente para não fazer isso. Na minha cabeça vêm só os pensamentos daquilo que pode dar errado e não do que pode funcionar (e eu nem sou pessimista, hein). Me irrita um pouco ser tão square...eu queria poder só ir...mas não consigo ficar bem comigo mesma com esse tipo de decisão, assim como não consigo não ir para o trabalho porque quero simplesmente dormir mais.

Voltando ao e-mail, esse site sempre me manda uma vagas lindas (ou sou eu que as imagino lindas e no final talvez fosse tão ruim que eu me arrependesse amargamente, vai saber, preferia ir conferir), como para trabalhar com um casal numa vinícola francesa, ser voluntário em um projeto de medicina alternativa no Peru, passar o fim de semana conversando na Polônia. Muita dessas vagas são de emprego mesmo e exigem ou native speakers ou pessoal da EU, mesmo assim, tem várias vagas no qual você paga sua passagem e eles te custeiam que talvez fossem o ideal para mim no momento.
Quem sabe um dia eu tomo coragem e me inscrevo, e trabalho pra pagar a passagem, e vou. E para aqueles mais destemidos...ahsuahsua...segue o link do site. Vale a pena se inscrever, vai que uma vaga te apetece e você vira passarinho.


Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário