Depois de 40 dias com pé quebrado, ontem eu voltei a pedalar. Particularmente eu não gosto de mim mesma quando dirijo, acho que me torno muito agressiva e impaciente e potencialmente perigosa (não admira ter sofrido um acidente sério com 3 meses de CNH). Então eu pedalo porque eu gosto, porque me deixa feliz contribuir para ter menos carro = menos poluição + sustentabilidade e porque minha agressividade diminui devido ao meu nível de exposição á boa vontade dos outros motoristas (ahaha, pensou q eu ficava uma pessoa melhor quando pedalando?)
Hoje pedalei feliz pensando sobre mobilidade, em S. Carlos por exemplo existem alguns problemas com a geografia da cidade pois não há muitos caminhos alternativos para cruzar a cidade, some-se a isso, os motoristas serem mal preparados: não sabem dar seta antecipadamente, aceleram quando alguém está cruzando a preferencial (como se bater fosse dar a razão e não como se o mais importante fosse não bater), não sabem andar em apenas um faixa, estacionam em locais proibidos, fecham cruzamentos e etc etc... e por fim, não há estrutura física para o aumento de carros. Parece que estou descrevendo qualquer cidade, certo?

Tem o status, pois desde que as pessoas descobriram que carro era sinônimo de exibir seu poder aquisitivo, pronto, todo mundo quer um carro, mesmo que precise pagar 5 anos por um com metade de seu salário. E depois que apareceram os SVUs a coisa foi pro espaço...quanto maior, mais novo, mais consumidor de combustível fóssil, melhor eu, o motorista, aparento para o resto do mundo (mesmo que pensando dessa forma, faça ainda menos sentido). - Eu não tenho um utilitário, mas eu passei pela fase de pegar ônibus para ir a escola, odiar ficar apertada, ás vezes molhada de chuva, as vezes ouvindo abobrinha alheia, as vezes perder o ônibus, e todos os problemas inerentes ao transporte público; não via a hora de tirar carta e ter um carro, hoje tenho um carro, mas prefiro andar de bicicleta
Ok, então temos identidade social + cultura empresarial o que, por si somente, poderiam explicar os problemas de mobilidade, mas achei um artigo no r7 falando que, para cada R$1,00 investido em transporte público, são R$12,00 investidos pelo governo em transporte individual, como se houvesse necessidade de estimular o aumento deste. Além disso, o custo para o transporte coletivo cresceu devido ao crescimento do congestionamento, instabilidade do combustível e aumento do valor das peças; custo repassado ao consumidor que não vê benefícios nesse aumento, vejam aqui no artigo do Bazani.

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