Páginas

30 novembro 2011

Copa do mundo de Roller Derby

Por |

Major Pain (Jen Setteducato)
Post pequeno, porque já falei bastante sobre Derby da outra vez e tô morrendo de vontade de comprar um quad (patins-quadrado-que-você-só-usou-na-infância), então não vou me extender no assunto.
Amanhã, 01/12/2011, começa a copa do mundo de Roller Derby no Canadá. Já no primeiro dia, as meninas do Brasil estarão patinando. Confira a programação:
Quinta-feira, dia 1:
BRASIL vs. SUÉCIA - 22h30 (horário de Brasília)

Sexta-feira, dia 2:
BRASIL vs. FRANÇA - 15h10 (horário de Brasília)
BRASIL vs. CANADÁ - 17h50 (horário de Brasília)
Assista por aqui.
Long Island Roller Rebels vs Jersey Shore Roller Derby
Se você quiser dar um apoio, ou agradar a blogueira que vos fala e comprar uma amarela pra mim, dá pra comprar as camisetas oficiais aqui.

Não sabe o que é roller derby, fiz um post sobre isso, leia aqui, ou veja o artigo do G1
Dá pra acompanhar todas as notícias no facebook Roller Derby Brasil

imagens:
Haleyeahfacebook  

29 novembro 2011

West Hollywood contra peles

Por |
West Hollywood (Cal, USA) foi a primeira cidade americana a BANIR o comércio de peles. A lei municipal foi aprovada no dia 21/11 mesmo após o argumento (sempre) de representante da indústria têxtil de que afetaria os negócis da cidade. Em setembro ela já tinha passado pelo conselho municipal para aprovação, porém existe um período 30 dias antes da aprovação final para eventuais modificações. A lei só será efetiva em set/2013, só valerá para novas peles, e será permitido o comércio de peles em brechós, porque o intuito é não permitir novos sacríficios. Mesmo assim, a iniciativa é maravilhosa se considerarmos a quantidade de empresas da moda que usaram peles em suas campanhas no último inverno (lembre aqui).

No dia 09/11, o PETA deu à cidade o "Proggy Award for Most Compassionate U.S. City of 2011" - Prêmio Proggy para a cidade mais compassiva dos EUA (tradução minha), em reconhecimento não somente à recente lei, como também aos esforços da cidade em se tornar animal-friendly. Em fevereiro de 2010, West Hollywood aprovou uma lei contra o comércio de cães e gatos em pet shops (alô, bora trazer a iniciativa para cá), logo depois de South Lake Tahoe, para acabar com a "produção" de animais visando lucro e incentivar a adoção. Antes eles foram a primeira cidade americana a banir a retirada de garras de gatos - pois é, uma "moda" americana para evitar os famosos móveis rasgados. A cidade também chama os pets de "animais de compania" e seus donos de "guardiões" - tipo o Cesar Milani com sua nomenclatura de humano de bicho.

Enquanto eu procurava os dados para fazer o post, achei essa resportagem do LA, com alguns comentários a favor da lei mas também algumas aberrações do gênero:

Ele diz que se o governo permitir, os veggies e vegan logo vão fazer leis banindo o consumo de carne (e olha q I have a dream hein...) como fizeram com o foie gras (como é que alguém pode ser a favor que isso exista quando vê como é feito?) e que é contra as leis que limitam os direitos individuais de escolha concernente ao comprar, comer e vestir exceto se forem animais em extinção. Além desse, também vi os frequentes: "gov. local não tem nada mais com que se preocupar?", "por que não estão fazendo leis para as crianças e velhinhos?" etc etc.

Bom, não acho que a indústria do couro vá ser banida tão cedo, não importa o quanto nós veggies e vegans chatos pressionemos; menos ainda a indústria da carne, de novo, não importa quantos hectares de terra serão desmatados para literalmente alimentar a indústria, não temos força para isso yet. Se o estado demonstra vontade em frear atitudes que vão contra o bem-estar animal, deve sim ser apoiado. E com certeza estão fazendo leis pelas criancinhas e velhos também, o que não invalida a necessidade de criar leis sobre bem-estar animal.

Pois é, quando um avança, tem mil para desacreditá-lo e fazê-lo retroceder.

Site oficial de West Hollywod
_^.^_

E falando em indústria da carne, a  Dilma deu uma declaração dia 23/11: "o Brasil é hoje uma potência agropecuária". Me dá tristeza. Eu preferia que fossemos uma potência da educação, de alto IHD, de bem estar animal...

imagens:
west hollywood site  meetsobssesion

28 novembro 2011

Melhor ser garanhão ou gay?

Um ator? que desconheço deu uma entrevista para uma revista dizendo: “Não acho que sou pegador. Mas vou te falar uma parada também, se você não tem fama de pegador e é solteiro, fica com fama de veado. Então, antes pegador que veado, né? Falam tanto, o povo é muito curioso". 
Eu vi isso no yahoo (claro, yahoo notícias é meu entretenimento matinal). Até entendo ele não querer que pensem que ele é gay, mas é melhor ser "garanhão"? Não dá pra ser simplesmente discreto? Essa declaração é infeliz não porque é ofensiva aos gays (ele não querer ser gay é a mesma coisa que dizer: não quero ser petista ou não quero ser hippie), é ofensiva as mulheres.

O que me chocou na verdade nem foi a fala machista do "galã"? (quem é esse cara, for god's sake?), foram os comentários. Eu tenho um interesse antropológico em comentários, hehehe, tirando os trolls, comentários sempre mostram aquelas idéias que as pessoas não tem coragem de expressar pessoalmente.

isso foi uma mulher (ou será q não?)

isso também foi uma mulher


Fico seriamente preocupada com toda essa "macheza" exalando (inclusive das mulheres). O cara é pegador! Ele "pega" a mulherada. E o povo adora. Além disso, quem tá falando em orgulho hétero? Se dizer "pegador" que dizer o supra-suma do heterossexualismo? Ah é, quem não "pega" muiiiiitas mulhereres é menos homem, verdade, assim como quem não faz exame de próstata. E de novo me aparece esse estória de "império gay", que os gays querem dominar o mundo, etc etc. Acho que se estamos vendo várias pessoas se declarando gays, é devido a abertura que a sociedade finalmente está dando ao assunto, antes ninguém se dizia gay (claro, quem quer ser humilhado, surrado, morto) e agora, as pessoas já podem, claro que o aumento vai ser grande. 

Para finalizar, não entendo mesmo o preconceito contra os gays. Pra mim faz tanto sentido quanto você odiar as pessoas que gostam de fazer xixi no chuveiro ou preferem papel higiênico folha dupla, o tipo de coisa que se faz entre paredes que não diz respeito a ninguém.

27 novembro 2011

Links da semana

Todos os dias eu leio inúmeras coisas web afora, algumas absurdas e outras maravilhosas. Vou tentar toda semana colocar um apanhado para vocês pq adoro indicações de textos e outros:

fonte
- Texto absolutamente essencial, daqueles pra ser discutido em salas de aula todos os anos. O machismo é ruim também para o "macho" vulgo homem. Homem feminista, ser ou não ser

- Ainda sobre machismo: Machismo, feminismo e homofobia, tudo farinha do mesmo saco. Descordo da autora qdo ela fala sobre feminismo, dizendo que ele não é mais necessário (oi?) pois não precisamos mais de guerra entre os sexos. Feminismo não é superioridade feminina e nem promove guerra entre os sexos já que busca direitos igualitários. Fora isso, concordo em absoluto quando ela afirma que sexismo é ruim pra todo mundo. Quase como o texto acima, mas bastante diferente.

Fonte
- Dia 22/11/11 a Assembléia Legislativa de SP aprovou um projeto de lei que proíbe passageiros nas garupas das moto?! Não tenho nem o que comentar, o Walter falou por mim aqui

- Adoro DYI (do it yourself). Essa semana, minha linda tia G q faz artes como curso (sério...kkkk) me mandou esse link com muitas coisas bacanas pra fazer. O site também fala sobre decoração. Apesar de ser mais voltado ao público feminimo todo mundo pode achar coisas bem legais. A casa que minha avó queria

- Estava discutindo isso com B esses dias e fui pesquisar. Pobres que trabalham e estudam têm jornada maior que operários do século XIX

25 novembro 2011

Dia internacional da não violência contra as mulheres

Por |
Esse texto é para você, leitOr com O maiúsculo. Dia 25 de novembro é comemorado o"Dia internacional da não violência contra as mulheres". Se você é homem, que tal passar o dia de hoje (e os próximos daqui pra frente) pensando em qual das ações abaixo você já fez ou apoiou e por quê:

  • mexeu com uma mulher desacompanhada de um homem na rua
  • passou a mão em uma desconhecida
  • agarrou de forma contundente uma mulher na balada (mesmo que não quebrando o braço dela como esse caso aqui)
  • afirmou que "mulher não sabe dirigir" e outros preconceitos machistas
  • achou que é bem feito uma mulher ser estuprada se ela estava com uma roupa provocativa
  • saiu com aquela que é só para "comer", pensando que mesmo que a mulher fosse maravilhosa, jamais teria outro tripo de relacionamento com ela
  • não interviu ao ver uma mulher apanhar de seu marido ou namorado porque "briga de marido e mulher não se mete a colher"
  • diz que não existe machismo no mundo, ou no Brasil, ou na sua cidade
  • obrigou de forma agressiva ou não uma mulher a te dar um beijo, punheta, chupada ou fazer sexo com você porque você foi gentil ou lhe fez um favor

Os exemplos acima são especiais porque não são aqueles que chocam na mídia (homem mata esposa por ciúmes, homem agride esposa, etc). Os homens geralmente não se consideram machistas OU não acham que estão agredindo uma mulher quando agem de acordo com estes exemplos. Então, peço sinceramente que você, cara legal e com um mínimo de bom senso que lê meu blog, que pense em quais situações aparentemente normais você está agredindo uma mulher. O fato de ser socialmente aceito (especialmente por outros homens), não quer dizer que está certo.

Se você é mulher, divulgue a importância se não sermos coagidas, humilhadas, mau-tratadas, estupradas ou mortas para seus filhos, maridos, namorados, amantes, colegas e amigos homens. A violência contra mulher não é apenas física e não temos que educar as mulheres a se protegerem, temos que conscientizar os homens a não nos atacarem (e nem a ninguém vejam, ñ estou fazendo apologia a violência contra outros homens.)

Pra finalizar: 530 mil mulheres denunciaram violência em 2011, diz governo



imagens:

23 novembro 2011

Presente de "natal" antecipado

Por |
Recebi ontem um pacote super fofo da Ju Poggi do Caraminholas. É um site que está no meu reader porque fala de livros, especialmente literatura fantástica, e de vez em quando umas coisas a la Norah Roberts, que eu perdôo porque adoro um romance - mas não Nicholas Sparks rei do drama barato, hein. Como sou viciada em promoções na internet, participei da promoção de natal e ganhei 2 livros. Quis fazer um post sobre isso para agradecer a Ju e também para mostrar a delicadeza dela no envio.
o carimbo mto legal na embalagem
meus livros e marcadores

bilhete fofo de natal

marca-página super cute
Adoro promoções mas uma coisa é receber um "prêmio", outra é ganhar um presente envolto em gentileza. Muito obrigada Ju! Ainda que eu não comemore essas coisas, ótimo Natal para você também! 
E pra quem como eu acha que um livro é o melhor presente do mundo, vá agora ao Caraminholas e participe da promo de natal que ainda está rolando.

22 novembro 2011

6º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Por |

Hoje começa a 6ª edição do Cinefantasy em S. Paulo-SP, dentres itens diversos da programação que vai até dia 04/12, a abertura conta com a exposição de filmes e posterior debate com o diretor Ruggero Deodato. O italiano é o responsável pelo horripilante Canibal Holocausto, entre outras "pérolas" do gore.

Sinceramente detesto filmes de terror. O último que vi foi a bruxa de blair (long time ago), me fez ficar sem dormir boas noites e tomar a decisão de nunca mais ver esse gênero; mas a alguns meses, foi lançado no Brasil, o polêmico Serbian movie. Quem teve estômago para assisitir disse que não é bem terror, é mais um filme que lembra o quanto o ser humano pode ser tosco; ouvi na época algumas pessoas comentando que não se comparava ao famigerado Canibal Holocausto - o filme mais polêmico de todos os tempos. Pois bem, não vejo filmes, mas tenho a peculiar curiosidade humana pelo mórbido - um dia serei um sr iluminado, till there... - então fui buscar saber do que se tratava. Geez, o negócio dá arrepios de tão nojento. A estória é totalmente sem noção, o filme se passa no Brasil?! - foi daí que tiraram a idéia para fazer Turistas, certeza - e o motherfucker do diretor ainda me mata um monte de animais para dar veracidade a trama. Concordo que a jogada de marketing de fazer os atores sumirem por um tempo para dar impressão de que os mesmos foram efetivamente mortos, foi genial, mas o resto? A despeito de que algumas pessoas considerem arte toda essa escatologia e eu não consiga ver de forma alguma como um pretenso filme pornô com violência e catchup possa ser uma crítica ao sistema capitalista, sociedade contemporânea (ou whatever, já ouvi várias versões), fiquei absurdamente feliz que mesmo que a gente continue andando em direção à degradação moral (e nem falo isso em tom de eclesiástico, é uma simples constatação), desde 1980 que não conseguimos fazer uma ode tão brilhante a quão nojento o ser humano pode chegar.


Aos amantes do gênero que residem em sampa, vale dar uma espiada na programação. O Cinefantasy não se restringe a filmes de terror, tem também curtas de sci-fi e fantasia.

Ps. o diretor deu uma entrevista pro G1 em que a única parte que mudaria no filme é a violência aos animais (já é alguma coisa ne).
imagens:
cinefantasy  auroradecinema

21 novembro 2011

Negra do cabelo liso?

Por |
Para quem me conhece, esse é um post "estranho". Eu sou japonesa do cabelo liso. Meu cabelo pode ser chamado de "ruim de tão liso" porque absolutamente nada segura um cabelo tão escorrido. Mesmo assim, eu quero discutir um assunto que é ao mesmo tempo feminino e feminista: o cabelo de mulheres negras. Acho que esse post é ainda mais importante se lembrarmos que no dia 20/11 é comemorado o dia da Consciência Negra.

Ok, se eu disser: "se eu tivesse um cabelo assim, usaria black power", vou ouvir: "você só fala isso porque tem esse cabelo"; então sem entrar no óbvio, o objetivo é discutir por que as negras famosas usam o cabelo liso. Olhem abaixo:



Condolezza Rice foi secretária de estado dos EUA (nos tempos de Bush, eu sei, mas isso não tira sua importância), Michelle Obama é a toda poderosa primeira-dama americana (O-D-E-I-O esse título, mas q se vai fazer...) e a Beyonce Knowles não preciso explicar quem é (mas por que esse cabelo que não basta estar alisado, tem que ser louro, for god's sake?). A Rihana não entra na discussão porque ela muda de cabelo o tempo todo e a Oprah Winfrey parece que assume os cachos de vez em quando, mas minha dúvida permanece: por que essas mulheres lindas e poderosas tem que "domar" o cabelo para que eles fiquem o mais parecido possível com o maledetto do padrão? Vi um post da Nane falando sobre a dificuldade que as mães tem ao alisar os cabelos das filhas pois é bastante sofrimento. Eu vivo no cabelereiro, posso ver que é realmente um sofrimento. É muita química, por causa da química elas sempre tem que fazer tratamentos para que o cabelo não caía e em tudo isso vai um dinheiro absurdo. E veja, não estou criticando ninguém por querer ficar com o cabelo liso (eu gosto do meu azul, entendo que tem gosto pra tudo) mas estou questionando de onde vem essa vontade, se é uma coisa natural ou se é uma coisa tão constantemente empurrada na cabeça que se tornou uma obsessão. Sabe o roteiro de incepcion? Me inspirou a constantemente procurar de onde vem minhas idéias, pensamentos e gostos; e os seus? De onde vem seu conceito de beleza?

Agora que eu já disse que porquê acho uma bobagem tremenda, seguem umas fotos para inspirar e quem sabe, mudar um pouco a cabeça, achei todos lindos!!!





imagens
Fordhallforum Lola Abrindoocloset
Hairstyledesign Voznegra HairBrasília Traebien

17 novembro 2011

V de Vingança

Já são dois meses de protesto "Occupy Wall Street". Oscar Wilde já dizia: a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida...Então qual será a verdadeira abaixo?



Para o fim de semana em tom de rebeldia, eu recomendo V for Vendetta. O filme é simplesmente extraordinário e desde a primeira vez que o vi no cinema, se tornou meu filme favorito. Apesar de ser um filme de 2006, a estória é tão fresca quanto 1894, livro de George Orwell tão amplamente contextualizado no filme que faz a gente dar pulinhos. Além disso, o roteiro foi escrito pelos irmãos Wachowsky (sim, os doidos de Matrix) e conta com a Natalie Portman - bem mosca morta, btw - e Hugo Weaving (agente Smith) literalmente dando vida a um personagem já marcante.

V é uma figura misteriosa que usa uma máscara e explode o Old Bailey (Tribunal Central Criminal inglês) na noite em que conhece Evey. Eles se reencontram quando ele invade a televisão aonde ela trabalha e faz um apelo em rede nacional para que o povo se levante e lute contra o sistema opressor em que eles vivem, comparecendo ao Parlamento inglês dali a um ano para enfim realizarem o sonho de Guy Fawkes (a máscara de V, ou seria ele mesmo? Enfim, o cara que tentou fazer um levante católico explodindo o parlamento inglês). O mundo está de ponta cabeça, os EUA foram devastados por guerras e o ódio aos diferentes é propagado constantemente. O próprio sistema persegue imigrantes, negro e gays. O toque de recolher é unânime e as pessoas não tem privacidade em lugar algum. A cultura foi perdida e remoldada aos valores do partido que comanda a Inglaterra. 

Se depois assistir você ficou com água na boca, V for vendetta é uma série de HQ escrita por Alan Moore (será parente do Thomaz? piadinha imfâme) - cara responsável pela Liga Extraordinária, Constantine, Watchmen - que foi lançada no Brasil pela Panini em volume único em 2006.Você pode baixar por aqui  mas não conte a ninguém, hein. Moore não gostou do filme dizendo que haviam muitos buracos. Concordo que a série foi romanceada e condensada, mas acho que o resultado ficou primoroso e bem conduzido, apesar de V ter se tornado um herói (o que não era bem o caso inicial, tipo Cap. Nascimento), fato que eu acho, se deve mais ao Hugo Weaving do que ao personagem itself, apesar do charme natural de V. Você também pode se empolgar e ler 1984. Só não se espante de começar a ver teorias de conspiração por todos os lados, talvez seja verdade.

Eu acho que esse tipo de filme tem que ser visto e revisto constantemente. Quando eu era adolescente, achava que com o fim da ditadura, não havia nada mais a se lutar contra. Hoje vejo que existem coisas que não deviam nos deixar tão passivos. Então realmente espero que a gente pare com revoluções no twitter e comecemos a fazer nossa parte. Espero que filmes como esse tenham a capacidade de nos lembrar que todo mundo pode começar de algum lugar, não necessariamente explodindo um prédio (claro), mas implodindo seus próprios preconceitos e estigmas.

Nesse site tem quotes deliciosas do filme. Como a minha favorita: "(...) but for three years I had roses and apologized to no one" ou como a já famosa:

"Remember, remember the 5th of November. 
The gunpowder, treason, and plot. 
I know of no reason why the gunpowder treason should ever be forgot."

bom fim de semana...see ya!

Imagens:

14 novembro 2011

Eu apoio a lei seca

Quarta-feira, a A Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou o projeto de lei apelidado de tolerância zero por bebedores indômitos, isso significa que o próximo passo é a festa da pizza Câmara dos deputados. Algumas considerações a respeito do projeto:

Sem entrar em detalhes do que está errado na legislação de trânsito, a lei 11.705 de 2008 (lei seca) determina que o motorista não podia exceder 0,33g de álcool por litro no sangue, mas devido a outra lei que desobriga a pessoa a produzir provas contra si mesma, como provar que o motorista está dentro dos 0,33? Com esse novo projeto não importa se são 0,1 ou 1,0; se você ingeriu bebida alcóolica, não poderia estar dirigindo e é potencialmente perigoso atrás do volante. Além disso, acaba a farra do "me recuso a fazer o teste de bafômetro", pois qualquer prova ou testemunha é suficiente para atestar embriaguez.
Site oficial da Jaqueline helpjacqui
Gostei muito da iniciativa, mas acho um desperdício enorme que a pessoa vá presa em caso de acidentes. Apesar da óbvia irresponsabilidade, muito provavelmente esse motorista é uma pessoa normal, que trabalha, estuda, etc; não é um "criminoso consumado" - ainda que um certo perigo à sociedade. Então acho que essa pessoa não deveria ser presa, ela deveria pagar uma multa, ficar com antecedentes criminais (que inviabilizam concursos públicos, por exemplo) e prestar serviços à comunidade. Hoje, esse "prestar serviços à comunidade" significa 8 horas semanais, o que sinceramente me parece muito brando nesse caso específico, então eu acho que essa carga horária deveria ser de 28 horas semanais (4 horas por dia) durante um período menor do que o da reclusão, claro. O intuito da penalidade não é punir, é educar, ou seja fazer com que a pessoa pense antes de tomar atitudes que possam ferir o outro; além disso não entendo porque deveríamos pagar através de impostos para que essa pessoa fique presa sem contribuição nenhuma à sociedade quando ela podia estar dando assistência em asilos, arrumando praças, limpando ruas, fazendo hortas comunitárias, etc. Em caso de morte, entendo que o caso seja tratado como homícidio doloso, mas acho que ações como a da previdência de cobrar os gastos com pensões e outros são mais eficazes no objetivo de "servir como exemplo".

Vítimas de acidentes no RJ
Depois de embasbacar com a decisão do STF, fiquei feliz de finalmente ver um esforço (válido, porque a lei de pedestres de sp é só para alimentar a indústria de multas) no sentido de tornar o trânsito seguro, mas me surpreendi com diversos comentários - anônimos claro - desmoralizando o projeto, um comentário inclusive dizia: "rico paga fiança e pobre vai para a cadeia". Ok, concordo que rico tem facilidade em pagar fiança e advogados, mas se você está dirigindo bêbado, pouco importa quem você é, os danos que você pode causar são absolutamente os mesmos.

_______________________________ ^.^_____________________________

E falando em senado... "Contrário ao projeto, o senador Magno Malta (PR-ES) disse que a criminalização da homofobia pode criar um “império homossexual” no Brasil ao condenar aqueles que são contrários à união gay." Não inventei essa barbaridade, tirei daqui

Império homossexual? Eu acho que essa galera assiste star wars demais...
Imagens:180graus oglobo dotpod

11 novembro 2011

Outsourced




Na véspera de feriado B estava gripado e chatinho, quando perguntei se ele queria ver um filme que estava louca pra assistir, ouvi: não consegui ver 2 capítulos de friends que é uma série que gosto, por que você acha que eu ia querer ver um drama que nunca vi antes? Depois de uns minutos acho que ele se sentiu culpado e perguntou se eu não queria ver alguma outra coisa. Lembrei de outsorced porque eu tinha visto a chamada e fiquei curiosa. Calhou que assistimos a primeira temporada em 2 dias...

Essa pequena introdução foi para que você entenda que é uma boa série de se ver um epi atrás do outro. Todd Dempsey chega no escritório depois de um treinamento de gerente e descobre que o call center da Mid America Novelties foi terceirizado para a Índia! Logo no primeiro episódio já aparecem as "figuras" que serão seus novos funcionários: Gupta, que irrita absolutamente todo mundo; Madhuri, que não emite som, mas depois se revela a gossip girl do escritório; Manmeet, que usa as chamadas para namorar as clientes à distância; e Rajiv, que acha que é chefe e vive tentando expulsar o Todd. Além dos indianos peculiares, temos o chefe Jerry que é um americano daqueles que comem turkey leg e tem orgulho de ser duro com seus funcionários e Charlie (lembra do primo Jethro da família buscapé?) gerente de outro call-center que é simplesmente uma piada à parte.

A graça de outsorced é justamente fazer piada do choque cultural e mostrar as idiossincrasias de um povo bem diferente do que acostumamos a ver em séries. A Mid America Novelties vende produtos absolutamente inúteis como almofadas de pum, papel higiênico que fala, caneca de privada, carteira de bacon, etc. É fantástico ver os indianos perguntando para que serve isso ou aquilo, porque o tom é sempre: para que diabos vocês precisam disso? O fato de ter gente no mundo que não compra esses produtos porque precisa comprar comida é exposto de forma branda, é um tipo de piada para o americano médio entender e de forma sutil faz a gente se perguntar: ué, por que mesmo que comprei isso?

Infelizmente a série foi cancelada após a primeira temporada e muitas pessoas a acharam preconceituosa. Na verdade a série mostra tipos de pessoas que não são apenas indianos, mas também trabalha com estereótipos, claro (como The big ben theory), só que o roteiro não trata de dicotomia entre culturas, a estória evidencia os defeitos de todo mundo igualmente e você ri dos indianos como ri dos americanos, porque o objetivo parece ser de que o escritório vai ser igual em qualquer lugar. De negativo, só achei que eles podiam explorar mais aquilo que é tão extraordiário na Índia que causa estranhamento nos EUA, coisas como a cultura de castas, a religião ou a pobreza extrema (que aparece de vez em quando, como na fila de pessoas querendo um emprego).

Não é uma série pra te matar de rir, mas é uma série divertida e um bom passatempo para ver com a família porque as piadas sexuais aparecem mais no final da série e mesmo assim não são muito explícitas. Não se surpreenda se você ficar com a música indiana da entrada na cabeça.

Bom fim de semana...see ya!

04 novembro 2011

xxx holic

Por |
Sendo semana de Halloween pra toda escola de inglês que se preze, a indicação para o fim de semana é um anime que adoro: XXX Holic.

Se você não sabe o que é um anime, comece aqui
Quem nunca viu animes na vida a não ser relances de street fighter ou dragon ball no sbt, pode achar que todos desenho japonês é basicamente a mesma coisa, ou seja uma qualidade gráfica da época do jiraya e um roteiro do godzilla modificado. Se você é assim, antes de te convencer a assistir esse, preciso explicar que: os traços japoneses estão cada vez mais precisos e em muitos desenhos, os personagens parecem atores, as estórias são tão elaboradas que é fácil de se perder e se ainda não te convenci, dentro da categoria anime existem várias subcategorias:
animes de crianças (kodomo, dos 4 aos 9 anos), de meninas (shoujo), de meninos (shonen), de mulheres (jousei) e de homens (seinen).
Dentro dessas categorias principais, você pode ter sub-categorias com estórias de artes marciais, guerras, pornôs (yes, os famosos hentais que se dividem em mais sub-classes com estórias hetero, homo, sexo com robôs e monstros, etc etc), ficção científica, cotidiano, relacionamentos. É como se fossem novelas ou séries, mas com desenvolvimento diferente do ocidental. Vale a pena experimentar uma categoria e descobrir o que se gosta, com certeza tem um anime que vai te atrair.

Se você adora animes, comece aqui:
Kimihiro Watanuki é um estudante órfão que vê espíritos (I see dead people...rs) que não o deixam em paz. No primeiro episódio, ele acaba entrando na "loja" de Yuuko, uma doidivanas poderosa que faz uma oferta: ela realizará o desejo de Watanuki (de ser deixado em paz) e em troca, ele deverá trabalhar pra ela. Cada novo episódio traz pessoas com problemas à loja, de gente que mente demais a viciados em internet ou pessoas que, insconscientemente, querem se machucar. Essas pessoas não sabem que a loja existe, mas são atraídas à ela por "forças inexplicáveis". Japonês adora um sobrenatural, mas muitas das pessoas apresentadas tem vícios bem mundanos e o barato desse anime é fazer você pensar, o que te atrairia a loja? E depois disso, você se pergunta se também não tem exatamente o mesmo vício de uns dos personagens...
Além do escandaloso Watanuki e da bêbada Yuuko, o anime ainda traz Mokona (qdo alguém descobrir o que é, me avisa, mas é mto fofo), o "ini-amigo" Shizuka Doumeki e o amorzinho de Watanuki, Himawari Kunogi.

São 24 epis (adoro animes curtos), perfeito pra quem está na praia pegando chuva! kkkk Epis favoritos: da lanterna, indulgência, valor próprio e expiação. Aproveite também para baixar as músicas que são muito legais.

Mokona, ele bebe e enche a paciência do Watanuki
Em 2009 foi lançada a continuação XXX Holic Key, que é um pouco mais sombria, mas igualmente deliciosa, apesar de seus 13 epis. E se você gostar tanto quanto meu amigo P, pode assistir tsubasa que é uma série meio análoga ao XXX, cujos personagens se misturam.

Depois me diga se você também não adorou a Yuuko ou queria uma kudakitsune pra te proteger.
Bom fim de semana! See ya...

imagens:
submarino  starland  otakupt