Páginas

29 novembro 2011

West Hollywood contra peles


Por |
West Hollywood (Cal, USA) foi a primeira cidade americana a BANIR o comércio de peles. A lei municipal foi aprovada no dia 21/11 mesmo após o argumento (sempre) de representante da indústria têxtil de que afetaria os negócis da cidade. Em setembro ela já tinha passado pelo conselho municipal para aprovação, porém existe um período 30 dias antes da aprovação final para eventuais modificações. A lei só será efetiva em set/2013, só valerá para novas peles, e será permitido o comércio de peles em brechós, porque o intuito é não permitir novos sacríficios. Mesmo assim, a iniciativa é maravilhosa se considerarmos a quantidade de empresas da moda que usaram peles em suas campanhas no último inverno (lembre aqui).

No dia 09/11, o PETA deu à cidade o "Proggy Award for Most Compassionate U.S. City of 2011" - Prêmio Proggy para a cidade mais compassiva dos EUA (tradução minha), em reconhecimento não somente à recente lei, como também aos esforços da cidade em se tornar animal-friendly. Em fevereiro de 2010, West Hollywood aprovou uma lei contra o comércio de cães e gatos em pet shops (alô, bora trazer a iniciativa para cá), logo depois de South Lake Tahoe, para acabar com a "produção" de animais visando lucro e incentivar a adoção. Antes eles foram a primeira cidade americana a banir a retirada de garras de gatos - pois é, uma "moda" americana para evitar os famosos móveis rasgados. A cidade também chama os pets de "animais de compania" e seus donos de "guardiões" - tipo o Cesar Milani com sua nomenclatura de humano de bicho.

Enquanto eu procurava os dados para fazer o post, achei essa resportagem do LA, com alguns comentários a favor da lei mas também algumas aberrações do gênero:

Ele diz que se o governo permitir, os veggies e vegan logo vão fazer leis banindo o consumo de carne (e olha q I have a dream hein...) como fizeram com o foie gras (como é que alguém pode ser a favor que isso exista quando vê como é feito?) e que é contra as leis que limitam os direitos individuais de escolha concernente ao comprar, comer e vestir exceto se forem animais em extinção. Além desse, também vi os frequentes: "gov. local não tem nada mais com que se preocupar?", "por que não estão fazendo leis para as crianças e velhinhos?" etc etc.

Bom, não acho que a indústria do couro vá ser banida tão cedo, não importa o quanto nós veggies e vegans chatos pressionemos; menos ainda a indústria da carne, de novo, não importa quantos hectares de terra serão desmatados para literalmente alimentar a indústria, não temos força para isso yet. Se o estado demonstra vontade em frear atitudes que vão contra o bem-estar animal, deve sim ser apoiado. E com certeza estão fazendo leis pelas criancinhas e velhos também, o que não invalida a necessidade de criar leis sobre bem-estar animal.

Pois é, quando um avança, tem mil para desacreditá-lo e fazê-lo retroceder.

Site oficial de West Hollywod
_^.^_

E falando em indústria da carne, a  Dilma deu uma declaração dia 23/11: "o Brasil é hoje uma potência agropecuária". Me dá tristeza. Eu preferia que fossemos uma potência da educação, de alto IHD, de bem estar animal...

imagens:
west hollywood site  meetsobssesion

Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário