Páginas

22 novembro 2011

6º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico


Por |

Hoje começa a 6ª edição do Cinefantasy em S. Paulo-SP, dentres itens diversos da programação que vai até dia 04/12, a abertura conta com a exposição de filmes e posterior debate com o diretor Ruggero Deodato. O italiano é o responsável pelo horripilante Canibal Holocausto, entre outras "pérolas" do gore.

Sinceramente detesto filmes de terror. O último que vi foi a bruxa de blair (long time ago), me fez ficar sem dormir boas noites e tomar a decisão de nunca mais ver esse gênero; mas a alguns meses, foi lançado no Brasil, o polêmico Serbian movie. Quem teve estômago para assisitir disse que não é bem terror, é mais um filme que lembra o quanto o ser humano pode ser tosco; ouvi na época algumas pessoas comentando que não se comparava ao famigerado Canibal Holocausto - o filme mais polêmico de todos os tempos. Pois bem, não vejo filmes, mas tenho a peculiar curiosidade humana pelo mórbido - um dia serei um sr iluminado, till there... - então fui buscar saber do que se tratava. Geez, o negócio dá arrepios de tão nojento. A estória é totalmente sem noção, o filme se passa no Brasil?! - foi daí que tiraram a idéia para fazer Turistas, certeza - e o motherfucker do diretor ainda me mata um monte de animais para dar veracidade a trama. Concordo que a jogada de marketing de fazer os atores sumirem por um tempo para dar impressão de que os mesmos foram efetivamente mortos, foi genial, mas o resto? A despeito de que algumas pessoas considerem arte toda essa escatologia e eu não consiga ver de forma alguma como um pretenso filme pornô com violência e catchup possa ser uma crítica ao sistema capitalista, sociedade contemporânea (ou whatever, já ouvi várias versões), fiquei absurdamente feliz que mesmo que a gente continue andando em direção à degradação moral (e nem falo isso em tom de eclesiástico, é uma simples constatação), desde 1980 que não conseguimos fazer uma ode tão brilhante a quão nojento o ser humano pode chegar.


Aos amantes do gênero que residem em sampa, vale dar uma espiada na programação. O Cinefantasy não se restringe a filmes de terror, tem também curtas de sci-fi e fantasia.

Ps. o diretor deu uma entrevista pro G1 em que a única parte que mudaria no filme é a violência aos animais (já é alguma coisa ne).
imagens:
cinefantasy  auroradecinema

Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário