Páginas

21 novembro 2011

Negra do cabelo liso?


Por |
Para quem me conhece, esse é um post "estranho". Eu sou japonesa do cabelo liso. Meu cabelo pode ser chamado de "ruim de tão liso" porque absolutamente nada segura um cabelo tão escorrido. Mesmo assim, eu quero discutir um assunto que é ao mesmo tempo feminino e feminista: o cabelo de mulheres negras. Acho que esse post é ainda mais importante se lembrarmos que no dia 20/11 é comemorado o dia da Consciência Negra.

Ok, se eu disser: "se eu tivesse um cabelo assim, usaria black power", vou ouvir: "você só fala isso porque tem esse cabelo"; então sem entrar no óbvio, o objetivo é discutir por que as negras famosas usam o cabelo liso. Olhem abaixo:



Condolezza Rice foi secretária de estado dos EUA (nos tempos de Bush, eu sei, mas isso não tira sua importância), Michelle Obama é a toda poderosa primeira-dama americana (O-D-E-I-O esse título, mas q se vai fazer...) e a Beyonce Knowles não preciso explicar quem é (mas por que esse cabelo que não basta estar alisado, tem que ser louro, for god's sake?). A Rihana não entra na discussão porque ela muda de cabelo o tempo todo e a Oprah Winfrey parece que assume os cachos de vez em quando, mas minha dúvida permanece: por que essas mulheres lindas e poderosas tem que "domar" o cabelo para que eles fiquem o mais parecido possível com o maledetto do padrão? Vi um post da Nane falando sobre a dificuldade que as mães tem ao alisar os cabelos das filhas pois é bastante sofrimento. Eu vivo no cabelereiro, posso ver que é realmente um sofrimento. É muita química, por causa da química elas sempre tem que fazer tratamentos para que o cabelo não caía e em tudo isso vai um dinheiro absurdo. E veja, não estou criticando ninguém por querer ficar com o cabelo liso (eu gosto do meu azul, entendo que tem gosto pra tudo) mas estou questionando de onde vem essa vontade, se é uma coisa natural ou se é uma coisa tão constantemente empurrada na cabeça que se tornou uma obsessão. Sabe o roteiro de incepcion? Me inspirou a constantemente procurar de onde vem minhas idéias, pensamentos e gostos; e os seus? De onde vem seu conceito de beleza?

Agora que eu já disse que porquê acho uma bobagem tremenda, seguem umas fotos para inspirar e quem sabe, mudar um pouco a cabeça, achei todos lindos!!!





imagens
Fordhallforum Lola Abrindoocloset
Hairstyledesign Voznegra HairBrasília Traebien

Siga o coelho aos outros posts:

3 comentários:

  1. me adiciona no facebook rs
    gostei do seu cabelo mesmo sem velo http://www.facebook.com/profile.php?id=100001982178857
    ou no msn
    reggae.surf@hotmail.com
    ou no nextel 111*103213
    ou no celular 11-7795-2157

    ResponderExcluir
  2. Respeito as negras de cabelo considerado socialmente ruim, mas continuo preferindo aquelas de cabelo natural, isto é, que nasceram com cabelo bom, que sempre tiveram tal cabelo, o cabelo liso 100%. Por isso e devido ao rosto maravilhoso que somente as mulheres do extremo oriente possuem (Japão, China, Vietnã, Coreia, Camboja...). O que eu quero afirmar é que as mulheres mais bonitas do mundo são mulheres asiáticas e as poucas indígenas sobreviventes. Por isso, Hime, se você realmente é japonesa ou descendente de japoneses, então você deve ser muito bonita mesmo. Não vi sua foto, mas você deve ser lindíssissississimaaa!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários pessoas! Pra esclarecer, eu não me considero a última bolacha do pacote hahaha.

    ResponderExcluir