Páginas

11 novembro 2011

Outsourced





Na véspera de feriado B estava gripado e chatinho, quando perguntei se ele queria ver um filme que estava louca pra assistir, ouvi: não consegui ver 2 capítulos de friends que é uma série que gosto, por que você acha que eu ia querer ver um drama que nunca vi antes? Depois de uns minutos acho que ele se sentiu culpado e perguntou se eu não queria ver alguma outra coisa. Lembrei de outsorced porque eu tinha visto a chamada e fiquei curiosa. Calhou que assistimos a primeira temporada em 2 dias...

Essa pequena introdução foi para que você entenda que é uma boa série de se ver um epi atrás do outro. Todd Dempsey chega no escritório depois de um treinamento de gerente e descobre que o call center da Mid America Novelties foi terceirizado para a Índia! Logo no primeiro episódio já aparecem as "figuras" que serão seus novos funcionários: Gupta, que irrita absolutamente todo mundo; Madhuri, que não emite som, mas depois se revela a gossip girl do escritório; Manmeet, que usa as chamadas para namorar as clientes à distância; e Rajiv, que acha que é chefe e vive tentando expulsar o Todd. Além dos indianos peculiares, temos o chefe Jerry que é um americano daqueles que comem turkey leg e tem orgulho de ser duro com seus funcionários e Charlie (lembra do primo Jethro da família buscapé?) gerente de outro call-center que é simplesmente uma piada à parte.

A graça de outsorced é justamente fazer piada do choque cultural e mostrar as idiossincrasias de um povo bem diferente do que acostumamos a ver em séries. A Mid America Novelties vende produtos absolutamente inúteis como almofadas de pum, papel higiênico que fala, caneca de privada, carteira de bacon, etc. É fantástico ver os indianos perguntando para que serve isso ou aquilo, porque o tom é sempre: para que diabos vocês precisam disso? O fato de ter gente no mundo que não compra esses produtos porque precisa comprar comida é exposto de forma branda, é um tipo de piada para o americano médio entender e de forma sutil faz a gente se perguntar: ué, por que mesmo que comprei isso?

Infelizmente a série foi cancelada após a primeira temporada e muitas pessoas a acharam preconceituosa. Na verdade a série mostra tipos de pessoas que não são apenas indianos, mas também trabalha com estereótipos, claro (como The big ben theory), só que o roteiro não trata de dicotomia entre culturas, a estória evidencia os defeitos de todo mundo igualmente e você ri dos indianos como ri dos americanos, porque o objetivo parece ser de que o escritório vai ser igual em qualquer lugar. De negativo, só achei que eles podiam explorar mais aquilo que é tão extraordiário na Índia que causa estranhamento nos EUA, coisas como a cultura de castas, a religião ou a pobreza extrema (que aparece de vez em quando, como na fila de pessoas querendo um emprego).

Não é uma série pra te matar de rir, mas é uma série divertida e um bom passatempo para ver com a família porque as piadas sexuais aparecem mais no final da série e mesmo assim não são muito explícitas. Não se surpreenda se você ficar com a música indiana da entrada na cabeça.

Bom fim de semana...see ya!

Siga o coelho aos outros posts:

Um comentário: