Páginas

08 outubro 2011

whip it! Roller Derby


Por |

Por indicação da Paloma @agirlplanet eu assisti o filme Whip it produzido -e dirigido - por Drew Barymore, estrelado por várias mulheres sensacionais como Ellen Paige, Juliette Lewis (Gilbert Grape, lembra tia?); Ary Gaynor (Nick Norah's, a bêbada Caroline); com atuação sempre fantástica de Marcia Gay Harden (a professora tradicionalista de Mona lisa smile) dessa vez como mãe retrógrada repressiva, a cantora Eve?! (e vocês acreditam que ela fez Triple X? Um doce para quem lembrar quem era) e a Zoë Bell, que tem aquela carinha que nos faz pensar eu-conheço-você, bom conhecemos sim, ela foi dublê da fabulosa Uma Thurman em Kill Bill!
   
Dita de los Muertos
Enfim, preciso falar sobre o filme depois desse elenco? Ok, é a história de uma adolescente em uma pequena cidade do Texas cuja mãe vive pondo em concursos de miss. Em um belo dia, nossa intrépida personagem descobre o roller derby e voi la! Assistam o filme para saber mais...rs ou leiam o livro que inspirou o filme: Derby girl.

But, o post não é somente sobre o filme. Para contextualizar, quando eu era criança (porque pequena ainda sou), nunca consegui subir nesse benditos patins tradicionais. Quando surgiu a febre do in-line eu, já mais crescidinha, fiquei na nóia para ir para as pistas fechadas que surgiram em sampa city junto com a tia, companheira eterna das loucuras infinitas. Amava tanto meus patins que não raro minha mãe tirava os meus quando eu dorimia. Queria ir de patins para a escola e estava com eles o tempo todo. Irônico é que nunca gostei de bicicletas porque só aprendi a usá-las quando tinha meus 14 anos...a moda do in-line foi-se, as bikes aparentemente vão ficar para sempre e hoje gosto muito dos dois (apesar de não ter mais os patins..rs)
No Town Roller Derby

Pela obviedade exposta acima, quando vi o filme, fiquei com muita inveja da galera de sampa que tem time de derby e morrendo de vontade de aprender a usar os patins tradicionais. E LÓGICO, tô pensando no meu nome a dias....kkkk - acho que minha mãe deve pensar que não gosto muito do nome que ela me deu, pq já tive tantos desde então - enfim, digressões a parte, o derby é um esporte de contato (ah vá) no qual 2 times com 5 jogadoras correm jams de 2 minutos tentando fazer sua atacante marcar pontos e impedir a atacante alheia. Para entender melhor (tá em inglês mas é tão bem explicado que não dá pra se perder):


Lucia Dutra - South Bay Derby Mizfitz
O que é lindo do derby (além da mulherada, claro) todo mundo pode participar; gordas, magras, altas, baixas, meninhas e mulheres. Exemplo é a foto ao lado do n. 26 da seleção brasileira Lucia Dutra (ela tem 39 anos! O que já seria considerado velha para vários esportes e outros - balé por exemplo).

Esse ano acontece a copa do mundo do derby entre 01 a 04/12 em Toronto, e o Brasil tem time #todoscomemora. Problema é que como todo esporte menos famoso (e às vezes mesmo os famosos que não sejam futebol e ás vezes mesmo futebol, veja o feminino), as meninas precisam de um apoio financeiro, então quem puder fazer doações mesmo que seja do dinheiro do café, clique aqui.



That's it folks. Mulheres de Ribeirão Preto - SP, quem se anima a começar uma liga? Mudo para aí ano que vem...

Por ora ficam bons links para você se fascinar com o mundo do derby...
Derby girls
Equipe paulista Gray city rebels (BTW tem uma série de posts sobre motivos pelos quais você não deve fazer derby, do tipo que eu adoro)

Fotinhas do post tiradas do facebook ou flickr acima ou fresnobeehive

Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário