Páginas

12 outubro 2011

Coraline by Neil Gaiman


Por |


Louca por um raincoat amarelo!
A primeira vez que vi Coraline foi em um avião, mas não terminei o filme porque precisava dormir. Na segunda, o cabelo já estava azul (como eu sempre quis, podem perguntar à minha mãe) e eu me apaixonei pelo desenho lindo, o roteiro assustador e a mitologia do filme.

Para quem não sabe, Coraline é um filme inspirado numa novela de 2002 de Neil Gaiman (criador do Sandman). O filme foi lançado em 2009 e conta a estória de uma Coraline Jone, uma garotinha hiper-ativa que muda de casa com os pais que não lhe dão atenção. Seus vizinhos são muito interessantes - mesmo que a primeira vista, lhe pareçam malucos - e se compõem de duas senhoras que amam cachorros, um russo que treina ratos, um garoto imaginativo e um gato que, descobre-se depois, é capaz de atravessar mundos - e quem estuda o assunto sabe que o autor tem embasamento. Entendiada, Coraline descobre uma porta trancada que, à noite, a leva para o "outro mundo"; um lugar que também tem seus pais e vizinhos, porém cuja existência parece servir ao propósito de fazê-la feliz. Só que eles tem botões no lugar dos olhos....

O filme é todo sombrio e a primeira vez que você vê os personagens com botões é ligeiramente incômodo, mas a riqueza dos detalhes, a magia do sonho - que depois se torna um pesadelo - e a narrativa da estória são bastante involventes.

Coraline é como uma metáfora para o processo de crescer, você sai dos delírios e sonhos infantis para um mundo louco nos qual seus pais (no caso, a mãe, um complexo de édipo ao contrário) se tornam seus inimigos em sua busca por identidade própria, você se mune de coragem e criatividade para vencer os obstáculos e achar seu lugar no mundo. Como eu li em o escriba sonolento "A história de CORALINE é uma adaptação inteligente e criativa da história no qual uma jovem garota descobre uma realidade alternativa para o que ela acha que sabe." (J.B.Alves)


Definitivamente é uma boa indicação para seu namorado que acha que animação é coisa de criança (ainda existe gente que pensa assim?) ou para casais nerds às 06 da tarde de um sábado chuvoso.

Quem tiver mais curiosidade sobre o filme, vale a pena conhecer o site, dá pra ver behind the scenes, fazer sua foto com botão nos olhos (tipo a minha que parece o vilão do roger rabbit), entre outras coisas bacanas...

Aproveitando que penso em fazer outra tattoo, fui a caça de tatuagens Coraline inspired, não achei muitas, mas gostei dessas.

imagens:

Siga o coelho aos outros posts:

Um comentário: