Páginas

30 outubro 2011

Bonita ou talentosa?

Por |

A cantora poderosa-gordinha-linda Adele fez um declaração em maio (tô atrasada, mas só vi um link da folha no dia 27, e eu nem gosto da folha) dizendo "(...) Eu prefiro pesar uma tonelada e fazer um álbum maravilhoso a parecer com a Nicole Ritchie e fazer um álbum de merda."
Em fevereiro, ela já tinha dado uma declaração "Eu não confio em meus peitos para fazer sucesso (tradução minha - I don't rely on my tits to have hits).



Eu já fiz um post no qual terminei com a imagem da Adele. Em tempos de padrão distorcido, a coragem de uma mulher tratada como ídolo em afirmar que é bela e se preocupa mais com seu talento cantando do que seu mérito de bibelô masculino é imensurável. Me lembra a campanha encabeçada por Rachel Weisz,
Nicole em "As horas"
Nicole hoje
Kate Winslet e Emma Thompson contra as cirurgias plásticas realizadas em excesso por outras atrizes; elas se chamam de "Liga Britânica contra a Cirurgia Estética" e defendem que envelhecer naturalmente é saudável e garante um atuação bem feita pois o botox, entre outros, causa "emplasticamento" da pele e ausência de expressão. Seria cômico - se ñ fosse trágico - que a Nicole Kidman por exemplo, já chegou a perder papéis justamente por pelo rosto de verniz rígido; quem assiste a Virgínia Woolf (excelente) de "as horas" não reconhece a pessoa que está em "nine" e não é devido ao nariz ou a aparência de velha...Diretores sérios como Wood Allen reclamam da falta de atrizes expresivas. Me dá orgulho de atrizes que envelhecem bem como a Vanessa Redgrave ou a Helen Mirren.
Vanessa Redgrade e Helen Mirren

Com esses problemas dentro da classe das mulheres mais lindas do planeta, imagine o impacto do padrão nas mulheres comuns? E pior ainda, qual o estrago realizado nas adolescentes? Ou talvez seja por mero acaso que o n. de cirurgias plásticas em adolescentes no Brasil de 2007 a 2008 foi 50.320!!! Fico estupefacta com meninas de 15 anos ganhando silicone de presente de aniversário, mas pergunto o que é que faz com que elas achem que precisam se adequar? Nessa reportagem do G1, tem um dado interessante dizendo que a maioria dessas meninas querem se parecer com a mãe....talvez seja hora das mães também aderirem a "revolução" e dizerem não ao padrão, ou pelo menos, incentivarem as filhas a ter responsabilidade com o próprio corpo.

Por isso é que a atitude da Adele é tão importante, assim como a postura da escola britânica que mostrou fotos da Britney Spears sem photoshop para que suas alunas tivessem um aumento de auto-estima (detalhe, as alunas têm entre 10 e 11 anos).

Mais uma vez, eu questiono: Qual o mérito em ser apreciada devido a condição de objeto sexual? Qual é a graça de se parecer com uma barbie? Eu gosto de chamar atenção sim, mas por ser tão diferente do padrão e você?

28 outubro 2011

Dead like me


Como dia 31 é Halloween, minha indicação para o final de semana é um resgate de uma série de 2003/2004 que eu adoro: Dead like me (ou morto como eu, que continua soando engraçado).

Só para que você já tenha vontade de ver imediatamente, eu conto que é uma série de humor negro (pouco apreciado pelos americanos, acho que eles tem muita dificuldade em lidar com a morte, apesar dos inúmeros filmes gory). A estória é que no primeiro dia de trabalho de Georgia - George - Lass, ela morre atingida por um assento de vaso sanitário vindo de uma cápsula espacial?! WTF né? Como se não bastasse, ela se torna uma reaper, uma recolhedora de almas, que tem uma cota de almas a tirar antes de prosseguir (para onde? ninguém sabe).

É engraçado ver a George crescer e passar por experiências de final de adolescência estando "morta", por exemplo, ela fica indignada com ter que arrumar um emprego estando morta, tem que acompanhar a separação dos pais e crescimento da irmã à distância e é um pouco freak que sua primeira vez seja morta?! hahahaha...acho que é por isso que a série não fez sucesso, necrofobia é tabu #ironiamodeon.

George atingida por um pedaço de metal
George não é a única reaper, ela tem um chefe  - Rube - o paizão mau-humorado que tenta manter todos trabalhando mas também fornece colo e conselhos; Roxy, a agente de trânsito - posteriomente policial - durona que amava dançar (segredo de estado); Betty, só dá pra dizer: smile!; Mason, um british Jar Jar Binks...rs (epi histórico: "I have illegals in my butt") e posteriormente a Daisy, Daisy Adair, que tem um começo irritante mas acaba se tornando aquele tio xarope com o qual você já se acostumou, tipo o Barney do How I met your mother.

Um dos pontos altos da série são as dicussões sobre o que vem a seguir. Para o reapers é uma incógnita (eles mesmo estão presos) e em algum momento o mistério sempre vem deixá-los vulneráveis. Na primeira temporada, cada morte tem um portal especialmente feito para seu morto e eles são um show a parte. Minhas mortes favoritas são: o casal de gays e o professor de yoga, depois de ver, comente as suas!

Dá para ver em um fim de semana porque a série só teve 2 temporadas, mas se você gostar muito, dá pra suportar os 87 minutos do filme, embora eu já avise, falta o tempero da série além de Rube e Daisy. E se você gostar muito mesmo, aproveite para assistir uns epis de Pushing Daisies que tem o mesmo produtor e é igualmente sobre a morte, mas de um jeito investigativo. 

Depois me conte se você ficou imaginando os jeitos mais bizarros de recolher almas (como políticos, guerras, no espaço, etc.)

Pra deixar você com ainda mais vontade de assistir, deixo também o opening (que eu acho muito bem bolado):

Ótimo Halloween, see ya.

Página oficial (em inglês): dead like me dá pra ver behind the scenes, entrevistas, etc.

imagens:
kickasstorrent  seriestv

27 outubro 2011

Como aprender chinês em 5 minutos

Por |
Piada de professor de inglês, eu sei. Mas eu ri muito falando alto sozinha. 

Leia abaixo em voz alta:

24 outubro 2011

Quem usa camisa xadrez...

Por |
Nos E. U. A., camisa xadrez foi símbolo do grunge:


No Brasil, camisa xadrez é...deixa pra lá

21 outubro 2011

IT Crowd para os nerds de verdade

Se você se indignou que o SBT está traduzindo The big ben theory para todo povão que nem entende as referências geek absurdamente engenhosas e nem acredita mais que não sofre bullying porque aparentemente é cool ser nerd, eu tenho uma nova série pra você: The It Crowd.


Brincadeiras a parte, pra inaugurar a tag "weekend ideas" que vou tentar postar toda sexta, escolhi essa série que descobri com as @garotas geek (além do motherfucker plants vs zombies) porque são 4 temporadas com 6 episódios (dá pra ver em um fim de semana, mas estou economizando loucamente, acabei de terminar a 2ª com dó), a série iniciou em 2006 -sim, antes tbbt- e tem a 5ª temporada prevista para 2012.

UPDATE: A 5ª FOI CANCELADA #TODOS CHORA (http://virou.gr/uGyPIv)

A estória é focada em Roy (que é um ator engraçado que eu já tinha visto em The boat that rocked...) e Moss, dois técnicos de TI e sua gerente de relacionamentos Jen que entende tanto de informática que é especializada em clique simples e clique duplo e é imposta aos dois como gerente depois de um embuste no chefe; os três compõem o departamento de TI. A empresa os ignora a maior parte do tempo e eles devolvem sendo geeks malvados que atendem o tel com o bordão: "você já tentou desligar e religar?". Além disso, apesar da empresa ter uma bela vista de Londres, o departamento é relegado ao porão, aonde têm que dividir espaço com várias...coisas.
A série é mais compreensível do que tbbt, mesmo assim as piadas e o cenário são cheios de referências geek. E quem não está acostumado a assistir cinema de outros países pode estranhar tanto o ritmo das piadas - que é mais longo do que as americanas - quanto as piadas em si. Por exemplo, no primeiro epi é mostrado um cara na privada, já em tbbt Sheldon não consegue usar o banheiro porque Prya está no chuveiro com Leonard.

The It crowd office
Eu recomendo também para quem está aprendendo inglês porque alunos avançados já conseguem assistir sem legenda (e nem vem me dizer que você consegue ver tbbt, seu esnobe!). E o pessoal iniciante consegue pegar vocabulário, além de sair um pouco do american accent.

Não vou postar o link, mas no the rebels têm...rs
Bom final de semana!

imagens:

20 outubro 2011

Melissa wish list

Por |
De vez em quando eu tenho umas meninices e me dá uns cinco minutos loucos nos quais eu suspiro por alguns itens irrelevantes mas ainda assim bonitos, geralmente desnecessários que me deixam felizes ao olhar. Assim são as melissas...

minha melissa rainbow made by Tolkien
Eu tenho uma melissa só, uma pobre coitada que comprei num brechó bem baratinho e muda de cor no sol! Gosto dela porque o formato de folha é muito élfico...rs. Mas exceto por essa rainbow, só babo nas melissas da irmã mais nova. Não tenho mais melissas porque apesar de saber que o valor vem da força da marca, acho valores absurdos para sapatos de plástico. Por outro lado, não resisto a dar uma espiadinha porque sempre surgem modelos muito interessantes que eu adoraria ter em casa. E foi assim que surgiu minha wish list de melissas estilosas:

1 da lista é essa maldita linda Wing, ou mais completamente Vivienne Westwood Rocking Horse Wing, e rosa por favor, que eu gosto mesmo é de chamar atenção:
Wing
2 - Zen Girl Tokidoki hello kitty. Eu nem gosto de Hello Kitty porque é um neko sem graça que nem boca tem, mas essa melissa rosa é feminina e rock n' roll ao mesmo tempo, que vai se fazer? Pôr na lista...
Zen Girl Tokidoki Hello Kitty
3 - Vivienne Westwood Anglomania+Temptation. De novo essa Vivienne, ô mulher que pensa como eu... Cinza, pra ficar diferente e seria perfeito se tivesse uma na cor da treasure verde. (Viu B, tá 124 dinheirinhos na loja melissa)
Anglomania+Temptation

4 - Melissa Croco Mary Jane. Vivienne arrasando meu coração mais uma vez...Na verdade essa é a mais possível das melissas da lista, pois ainda está a venda.
Croco Mary Jane
5 - As Lady Dragons são absolutamente maravilhosas! Minha favorita é a mais cara, J. Maskrey lançada na coleção et circenses. Mas usaria qualquer uma dessas que vieram depois.

6 - Melissa Rock Princess + pequeno princípe. Na verdade essa foi a primeira melissa pelo qual me apaixonei, porque amo "le petit prince". Mas hoje é um pouco impossível de achar, ainda mais roxa flocada.
Melissa Rock Princess + pequeno princípe
7 - Melissa Wedge. Acho fofíssima a forma como diminui os pés, me sinto uma chinesa...hehehe
Vivienne Westwood Anglomania +Melissa Wedge

Por fim, as mais simples (em modelo, quero dizer):
8 - Jean Paul Gautier

9- Treasure
10- Malika
E as que eu - e todas as fãs de star wars - queriam, criadas por um casal de Santos (sinceramente, usava todas):

18 outubro 2011

15 anos sem Renato Russo

Por |
Desde que o Renato Russo morreu em 11/10/1996 surgiram:


 









PELOAMORDEDEUS VOLTA RENATO!!!!

imagens:
campi     mih-venom

16 outubro 2011

A internet te deixa analfabeto?

Por |
Complementando o post do dia do professor, post especial pra mostrar pra vocês porque o professor precisa ser bem pago (viu, chefe?).
Desde que eu era viciada em yahoo respostas que eu percebo que a galera desaprende o português com a desculpa que online ninguém liga pra isso, desculpe, eu ligo. Miguxês é compreensível até certo ponto, abreviações são normais (e ás vezes essa pessoinha tb deixa algumas escaparem...rs), mas erros de ortografia são indesculpáveis em tempos de google, peloamordedeus! Nem vou mencionar coerência porque aí os professores teriam fibromialgia nos olhos.

E saindo um pouquinho do assunto, o @alexcastro postou um texto no qual achava exagero de uma amiga não sair com um cara que não sabia escrever corretamente, argumentando que se o cara não soubesse física, ela nem diria nada. Eu ri, mas também não saio. Conhecimento em física não muda nada na minha vida, mas a ausência de bom português (e não estou falando de saber diferenciar mesóclise de ênclise) pode te custar um emprego, por exemplo.

Sem mais, podem rir...



a de pedreiro, filho...
viagra, mas pega mais que o "braso" se é q vc me entende
  
com esse bom gosto....
 

não bem, no dia anterior


E pra dar mais risadas é só ir no tumblr SEI LÁ COMO SE ESCREVE, porque é mais fácil escrever tudo isso do que procurar no google que completa suas sugestões...

imagens:

Ps. se você posta sua lição de casa como pergunta no yahoo respostas, eu trollo mesmo! Larga de ser preguiçoso.

15 outubro 2011

Dia do professor, comemorar o quê?

Por |
"No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida." (wikipedia). 

Posteriormente João Goulart sancionou o decreto52682/63, cujo artigo 3 diz:
Art. 3º Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias.

Parece piada, certo? 

O professor hoje se tornou pai e mãe, obrigado a educar seus filhos sem os mesmos poderes que estes; se tornou escravo da ideologia poética ao receber menos do que o piso instituído em diversos estados (incluindo o RS no qual o governador é Tarso Genro, ex-ministro da educação?!) e obrigando-se a pegar até 3 turnos seguidos para manter um salário decente; se tornou alvo da frustração juvenil que não sabe lidar com a liberdade recém-adquirida (em comparação com pouquíssimos anos atrás, quando se usava palmatória e professor era "senhor") e usa o professor como objeto de escárnio e válvula de escape. Pergunto, quem o tornou assim? E como vamos mudar isso?


Eu não tenho respostas, mas tenho outras perguntas: por que o BNDES aprovou 400,00 milhões para reforma do estádio de BH (que tem custo estimado de 684 milhões) enquanto os professores de MG tem que fazer greve para conseguir receber o piso da categoria?
Como é possível que o batalhão de choque seja chamado para confrontar professores cearences? E ainda sobre o Ceará, aonde os professores em greve tiveram que ouvir de seu governador: "Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário".
Pra finalizar,  o piso do professor é R$1.187,97 por 40?! horas de trabalho. Enquanto isso, temos 513 deputados ganhando somente um salário de PASMEM R$26,7 mil fora benefícios. Pausa para desafabafo inconformado - Eu sou professora, mas jamais aceitaria cumprir 40 horas de trabalho, por mais que eu ame o que faço. É tecnicamente impossível preparar boas aulas e corrigir lições quando você tem que passar todo esse tempo em sala. Além disso, qualquer professor de inglês com certificação ganhar esse valor facilmente com uma carga 5 vezes menor. - Voltamos ao resto do post.

Pais e mais importante, alunos, sinceramente respondam: vocês estão satisfeitos com essa situação ou vocês passam os dias xingando o professor pelo não desenvolvimento da educação? E o que vocês fazem de forma ativa para que isso mude? Até quando dia 15 de outubro vai ser o dia de finados na educação nacional?

Pra finalizar, quem ainda não viu, o vídeo de Amanda Gurgel, professora do RN

12 outubro 2011

Coraline by Neil Gaiman

Por |


Louca por um raincoat amarelo!
A primeira vez que vi Coraline foi em um avião, mas não terminei o filme porque precisava dormir. Na segunda, o cabelo já estava azul (como eu sempre quis, podem perguntar à minha mãe) e eu me apaixonei pelo desenho lindo, o roteiro assustador e a mitologia do filme.

Para quem não sabe, Coraline é um filme inspirado numa novela de 2002 de Neil Gaiman (criador do Sandman). O filme foi lançado em 2009 e conta a estória de uma Coraline Jone, uma garotinha hiper-ativa que muda de casa com os pais que não lhe dão atenção. Seus vizinhos são muito interessantes - mesmo que a primeira vista, lhe pareçam malucos - e se compõem de duas senhoras que amam cachorros, um russo que treina ratos, um garoto imaginativo e um gato que, descobre-se depois, é capaz de atravessar mundos - e quem estuda o assunto sabe que o autor tem embasamento. Entendiada, Coraline descobre uma porta trancada que, à noite, a leva para o "outro mundo"; um lugar que também tem seus pais e vizinhos, porém cuja existência parece servir ao propósito de fazê-la feliz. Só que eles tem botões no lugar dos olhos....

O filme é todo sombrio e a primeira vez que você vê os personagens com botões é ligeiramente incômodo, mas a riqueza dos detalhes, a magia do sonho - que depois se torna um pesadelo - e a narrativa da estória são bastante involventes.

Coraline é como uma metáfora para o processo de crescer, você sai dos delírios e sonhos infantis para um mundo louco nos qual seus pais (no caso, a mãe, um complexo de édipo ao contrário) se tornam seus inimigos em sua busca por identidade própria, você se mune de coragem e criatividade para vencer os obstáculos e achar seu lugar no mundo. Como eu li em o escriba sonolento "A história de CORALINE é uma adaptação inteligente e criativa da história no qual uma jovem garota descobre uma realidade alternativa para o que ela acha que sabe." (J.B.Alves)


Definitivamente é uma boa indicação para seu namorado que acha que animação é coisa de criança (ainda existe gente que pensa assim?) ou para casais nerds às 06 da tarde de um sábado chuvoso.

Quem tiver mais curiosidade sobre o filme, vale a pena conhecer o site, dá pra ver behind the scenes, fazer sua foto com botão nos olhos (tipo a minha que parece o vilão do roger rabbit), entre outras coisas bacanas...

Aproveitando que penso em fazer outra tattoo, fui a caça de tatuagens Coraline inspired, não achei muitas, mas gostei dessas.

imagens: