Páginas

06 agosto 2011

Linda! Por quê? Para quê? Como?


Por |
Uma pessoa querida está sempre num tipo de dieta "doida" - pelo menos para mim - preocupada em não engordar e tals. Comentei que qualquer tipo de limitação podia acontecer comigo, menos deixar de comer qualquer porcaria que me der na telha, ao que obtive como resposta que a preocupação não é tanto com engordar, mas com a celulite. Eu respondi que celulite é normal e até homem tem, ao que ela disse que nenhuma das amigas dela tem (e que por isso, ela não podia ter também). O que me deixou triste porque acho que ela é uma pessoa bonita que não devia se preocupar tanto com essas bobagens.

Esse diálogo me lembrou um post que eu queria fazer anteriormente sobre os padrões de beleza, já falei dos estereótipos aqui, mas agora o tópico é um pouco diferente.



Katie Holmes em Dawson´s Creek

Eu não gosto muito dessa atriz porque ela me lembra a Cameron do House e em Thank you for smoking o personagem irritante dela ficou na minha cabeça pra sempre, anyway, eu vi essa foto no yahoo alemão e fiquei pensando: não é terrível que nossa sociedade hipócrita os eleve a um tal patamar de perfeição com O PADRÃO que eles mesmos não estão imunes a cobrança do photoshop? Imagine então a pessoa normal, com dinheiro suficiente apenas para as coisas importantes (e não para MAC, Urban Decay, academia 3 horas por dia e cirurgia plástica), o que será dessa pessoa? A vida de eterna frustração em regimes loucos, insatisfação rotineira e uma cobrança estúpida em parecer aquele ser que nem se parece consigo mesmo.

Será que absolutamente ninguém consegue não obedecer ao PADRÃO? (alta; cabelos cumpridos; seios enormes; cintura fina; barriga sarada; no celulites, estrias, espinhas, olheiras ou pé-de-galinha, bunda variando com a cultura).
Será mesmo que nem ao menos uma mulher consiga olhar pra si todos os dias e dizer: sou linda e don't give a damn?

Todos os dias eu olho as revistas expostas na padaria, me espanto com a quantidade de revistas sobre dieta e com as modelos das revistas femininas que são praticamente todas iguais, lindas, mas de plástico...então por que é que vocês todas aí, continuam querendo ficar igual a uma barbie? - Falando nisso, não parece obra de um mundo excessivamente machista que nem as próprias revistas dirigidas ao público feminino não sejam sinceras a ponto de dizer: veja, todas temos nossas peculiaridades? Se nem a sua "amiga de papel" que você compra na esperança de se aceitar consegue ser honesta contigo, imagine a sua amiga de carne, osso e poros abertos?

Sinceramente não é possível que ninguém questione efetivamente por quê temos que seguir a ditatura de beleza que torna as pessoas fúteis e doentes - perceba que não estou falando que obesidade é saudável e nem recriminando as pessoas que mudam as coisas que não gostam em si mesmas (eu tenho cabelo azul, né...) Mas estarei sozinha no mundo da pessoas que gostam de si mesmas?






Adele, gordinha e com uma covinha que nennhuma mulher merece, mesmo assim, LINDA!

imagens:

Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário