Páginas

07 agosto 2011

Working abroad...trabalho em navio pt1


Por |
Esse post saiu de um e-mail que mandei pra uma amiga minha que queria trabalhar em navio. Fiz alguma alterações e espero que ajude a quem precisar.
Our shine bright prision, Costa Mágica!
Primeiro, você não tem que pagar nada pra ninguém, agências que pedem pra você pagar...hum..pagar pra trabalhar? Sorry, mas se estou procurando emprego, é porque não tenho dinheiro, certo? Ou seja, guarde seu rico dinheirinho para as despesas de viagem, médico e visto. Se animou? Bora continuar.

Segundo, deixa eu te dar uma boa notícia, pra aportar aqui, os navios precisam ter 25% da tripulação composta por brasileiros, ou seja, ñ tem tanta gente assim pra trabalhar e qdo tem temporada brasileira, eles ficam desesperados! Então brush up your english!

Terceiro: Se você precisa de um currículo em inglês para levar para entrevista, eu traduzo currículos a preços bem acessíveis. Mande um e-mail: hellen.traducao@gmail.com (bora vender o pexe, certo...)

- Sobre o navio. O ritmo de trabalho é dos infernos, vc trabalha tipo 12, 13, 14 horas, geralmente andando de um lado pra outro e é uma pressão enorme porque tudo é muito rápido e esperam que você se adapte a rotina o quanto antes...então, o mais importante de pensar antes de decidir é se vc quer trabalhar mto, mas mto mesmo. Pense se você quer mais viajar ou mais ganhar dinheiro porque isso vai te ajudar a definir seu cargo (ainda q todo mundo trabalhe muito, ñ tem um muito mais fácil q o outro, mas focar o que vc quer te ajuda a suportar melhor seu trabalho)

- Sobre o caminho das pedras que é relativamente simples (bem mesmo eu só conheço um, então vou falar sobre ele), vc se inscreve no site da infinity coloca que você tem inglês sim tá? Aí você põe uma foto sua bem profissional, claro e eles vão te mandar um e-mail chamando pra entrevista (agora tem escritório em sampa, mas ñ sei se já está sendo lá). A entrevista ñ deve ter mudado muito, vc faz uma provinha de inglês com 5 perguntas e um teste psicológico (só pra saber se vc ñ é psicopata...haushaushau). Se prepara com umas bolachinhas e afins pq as entrevistas costumam demorar algumas horas, dependendo do horário q vc chega.

A entrevista mesmo vai ser em inglês, mas não se preocupe, eles entendem q é difícil ter um inglês fluente no brasil e quem realmente tem, ñ quer trabalhar em navio, ne? Eles vão te perguntar o que você faz, quantos anos tem, porque quer trabalhar em navio, o q te qualifica pra ir a bordo, e o mais importante: em qual área vc quer trabalhar. Pelo amor de deus, ñ faz igual a várias pessoas q eu vi (todo mundo pensa q é brasil ne, vc chega e diz: qq uma serve) então segue esse site pra vc (crew goes) escolher as áreas q te parecem mais atrativas. Desde já você precisa ser profissional, mostrando que se informou sobre o tipo de exigências do trabalho e sinceramente, vc vai se arrepender muito se deixar pra agência escolher seu cargo.

- Sobre cargos. Pra você trabalhar em contato com público, tipo entertainment dept, seu inglês tem q ser mto bom; se não for o caso, então escolha uma área que tenha um contato médio. Lembrando que, quanto mais alto for o cargo que você quer (seguindo a linha: crew - staff - manager), melhor tem que ser seu inglês e mais experiência você tem que ter. Exemplo, B queria trabalhar na área dele como youth staff ou fitness instructor, mas graças ao inglês de índio - em casa de ferreiro... - ele teve que se contentar com o cargo de cleaner...rsrsrsrsrs

Dependendo do cargo q vc escolher, vão te perguntar sua experiência nele, provavelmente você vai dizer que não tem nenhuma, mas diga seus pontos positivos que te fazem qualificada(o) para o cargo. Por exemplo, eu fiz entrevista pra loja, me pediram pra vender um produto e me perguntaram o que eu conhecia de jóias, perfumes, relógios, bebidas, etc.

*Como eu fui camareira, vou falar um pouco sobre isso. O salário na Costa por exemplo é de $900,00 euros por mês + tips (gorjetas) + comissão sobre as vendas do frigobar + resultado do questionário de excellence – no fim de cada cruzeiro vc entrega isso para seus guests te avaliarem e isso resulta em dinheiro no seu paycheck. Ou seja, se vc é um camareiro ligeiramente competente que brinca com os guests e sabe usar suas ferramentas (frigobar, por ex.) dá pra tirar brincando $2.000,00 por mês (façam as contas por 6 meses de trabalho e praticamente nenhum gasto).

O trabalho em si é pra macho (no offense), você anda bastante, pega peso, trabalha com produtos químicos, troca roupa de cama (só quem já viu um duvet sabe do q estou falando), etc, etc. Os seus apetrechos de trabalho são troller, buckets, carrinho de roupa suja, carrinho de minibar com copos e aspirador.
Basicamente você entra na cabine, faz a cama, tira o pó com aspirador (ahã), passa um pano pelos móveis e dá uma lavada a jato no banheiro pela manhã.
troller, notem o saco de lixo na ponta
carrinho minibar
troller, notem a caixa de gelo
carrinho roupa suja

A noite é mais rápido, é só fazer a cama no padrão bonitinho, recolher lixo, trocar gelo, repôr papel higiênico e deixar jornais, o que imagino que seja tarefa do camareiro em todos os navios, eu vivia contando errado e tendo que sair correndo pra achar os supervisores e pegar mais. Todo dia tem também um item na limpeza diária que é mais hard (tipo limpar ralos ou trocar roupa de cama que é o pesadelo geral). Na Costa a gente também tinha que decorar os nomes dos passageiros pq, lá pelo meio do cruzeiro, os managers perguntam quem está em cabine tal (umas 3 ou 4) porque faz parte do excellence program, e é melhor não bobear.
Tudo isso parece chato e você pensa q nunca faria isso 7 dias por semana durante 6 meses, mas na verdade o contato com os guests é bem legal e não tem tanta gente pegando no pé se vc trabalhar direitinho. B trabalhou de night cleaner somente com filipinos...a galera tratava ele super bem e ele adorava porque depois do meio dia ele praticamente não tinha mais que trabalhar até meia noite – mas again, trabalho pesado e nesse vc ganha pouco. Se te oferecerem pool boy diga não e insista pra ser camareiro, ou peça pra ser cleaner e de preferência a noite.
cabine
cabine padrão de guest
pia banheiro guest

Antes de eu embarcar eu fui em vários hotéis pra ver de perto como era o trabalho, é bem parecido com o de um hotel. Também aprendi a fazer bichinhos de toalha (aprenda aqui) e levei sacos de bala chita e florzinhas - meus guests adoravam! Mas não é sempre que dá tempo e é melhor ter em mente aprender a trabalhar direito primeiro...ahsuahsuahs

Então se vc quer ganhar dinheiro ser camareiro é com certeza um dos melhores cargos, pq (a menos q vc vá pra Royal por ex.) vc já tá no topo da carreira. Suas promoções serão para butler ou supervisor. Se vc quiser ser garçonete, vai ter q começar como assistente de garçom, isso se ñ te disserem pra trabalhar no buffet primeiro (não vale a pena)...eu particularmente ñ gostava do bar pq eles tem q disputar clientes, e os camareiros já tem seus guest e suas gorjetas são garantidas. Fora q seu horário é fixo, então dá pra vc se programar super bem (o q é importantíssimo no navio). Agora se vc quer mais se divertir e viajar, vai trabalhar em loja, pq cada vez q o navio pára no porto, a loja fecha e vc desce.

Queris queria trabalhar como massagista, a Infinity indicou a Steiner, mas ele também ouviu de um crew experiente: "melhor vc ir uma vez pra ver se vc gosta, se aguenta o tranco e se é isso mesmo que vc quer fazer, depois você investe", porque na época, pra trabalhar com spa, o investimento era pesado, incluindo morar em Londres por uns meses. Como achei a dica válida, acho legal levar em consideração - tanto é que hoje o Queris é massagista de um fancy hotel na Áustria, só por causa do passaporte alemão dele...chato!

Existem outras formas de ser tripulante, como por exemplo ir por um agente (e ñ uma agência), ou mandar seu currículo diretamente para a companhia. Sei também que existem mais algumas agências no sul e Rio, mas ñ posso falar das mesmas pois ñ conheço seu trabalho e algumas dessas cobram do tripulante, o que eu até entendo (força a pessoa a ñ desistir), mas ñ concordo.
Parte II aqui

Siga o coelho aos outros posts:

3 comentários:

  1. Oii, só pode começar a traalhar com isso a partir dos 21 anos?
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi, trabalhei 10 dias (isso mesmo, rs) no Costa Serena como Snack Steward (Garçom do buffet) e a coisa é realmente violenta. Eu andava pelo andar 9 do navio dia apos dia e cabo a rabo. Cheguei a tirar chiclete do chão com uma espátula (serio). Embarquei em Veneza e desci em Lisboa. Não consegui conhecer lugar nenhum e também não trouxe nenhum centavo no bolso, pois os 250 euros que consegui levantar nesses 10 dias tive que deixar no Crew Office para começar a pagar minhas despesas de volta. Mas nunca me cobraram mais nada, só depois fui descobrir que a Empresa tinha obrigação de nos repatriar sem custos. Eu poderia ter trazido pelo menos esse dinheirinho. Mas o trabalho era pesado e de no minimo 11 horas por dia. Fiz alguns amigos, só consegui descer nos portos dos lugares porque tinha que voltar pra ralar no restaurante. Enfim... pretendo voltar numa outra companhia como músico dessa vez. Abraços a todos e boa sorte no trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Snack ñ vale a pena Guto, é mto trabalho pra pouco dinheiro. Eu sempre recomendo: vá de camareiro pra ganhar dinheiro pq pelo menos seu trabalho é recompensado com salário de verdade.

    ResponderExcluir