Páginas

08 agosto 2011

trabalho em navio pt2


Por |
Crew mess, restaurante do "povão" com coca a $0,65c

- Sobre entrevistas. Vão te dar a resposta da primeira no mesmo dia ou no dia seguinte. Se você passar, eles vão te oferecer um curso chamado vida a bordo, vc opta por fazer o curso ou fazer uma prova sobre o navio. O curso não custa muito, e eu diria pra vc fazer porque na pior das hipóteses vc vai saber q ñ é pra vc, e lá eles vão te falar tdo sobre viver num navio, inclusive dicas sobre a entrevista.

A entrevista com a Cia depende, eu vi gente fazer 3 dias depois do curso (imagina o desespero da galera), mas também pode demorar um mês, tdo é variável...provavelmente vão te falar pra treinar mais seu inglês e vão te dar dicas sobre o q vc vai falar na entrevista sobre o seu cargo. A entrevista da Costa foi por skype, as da Royal geralmente são ao vivo (e tem mais várias cias que eu nem conheço). Se você não passar, a infinity vai te realocar em outra cia ou outro cargo, vão fazendo isso até q vc passe.
Nesse link tem dicas de roupas para entrevistas.


Pula do trampolim, sobe e desce do bote, boia por 10 min.
- Sobre exames e gastos: dependendo da Cia q vc passar, os exames médicos pedidos vão ser diferentes, na Royal são 21 exames!? Na Costa me pediram uns 6 ou 7, vai entender ... e se vc ñ tiver plano, no posto de saúde é possível fazer a maioria dos exames viu. Tenta ñ gastar com isso pq vc vai precisar do dinheiro. A menos q te mandem pra Disney cruises (dependendo do inglês) provavelmente vc vai ter q fazer um curso exigido pela marinha brasileira (STCW). É um curso de 4 ou 5 dias (ñ lembro direito) q vc faz em Santos, são noções de primeiro socorros, nomenclaturas do navio, o q fazer se cair no mar, etc, além de um treinamento de bombeiro animal...se prepara pq ele é carinho (R$690,00 se não aumentou). Dependendo da Cia, vc vai ter q tirar visto (tipo a Royal e todas suas cias é americana) pq seu embarque vai ser nos EUA, o visto americano tá saindo uns R$400,00 + ou -; além do passaporte, claro. Se vc passar na Costa, vai ter um curso de uma semana sobre a Cia, ele te pagam hotel com café da manha em santos, o resto é por sua conta. Qdo eu fiz esse curso, fiquei 2 semanas em santos, pq marcaram o stcw na semana seguinte (e se isso te acontecer, uma dica, faz amizade com alguém q foi de carro, pq o lugar do curso é longe do hotel, eu fui de carro e a gente dava carona pra 7 nego todo dia...kkkkk). Na MSC ñ tem entrevista com a cia, vc só precisar passar pela infinity, então tb tem um curso deles. Outras cias tb devem ter curso, mas ñ sei de todas.

- Sobre o embarque que pode ser rápido ou pode demorar meses (o meu foram 6 meses!), de qq forma, eles geralmente pagam a sua passagem, alguém da Infinity te liga perguntando se vc quer embarcar num navio tal, dia tal. Aí eles te mandam a passagem e as instruções sobre o embarque. - Veggies, aproveitem para ligar na cia aérea e pedir refeição especial, ou vc vai passar fome durante o vôo. - Não se preocupe q a infinity dá tudo mastigado, é só ler com cuidado. E aproveitando, eu pago mto pau pra agência pq eles ñ cobram do tripulante e dão MTAAAA ajuda em tudo. Tem gente que reclama e eles tem mto q melhorar, mas qdo fui pra Disney, ñ tive 1/3 da ajuda q eles me deram, então pode perguntar tudo e encher mesmo q eles tratam a gente mto bem. Fico até triste de ter desembarcado pq eles fizeram mta coisa pra embarcar eu e o B juntos...mas enfim. Inclusive, fica a dica, se vc estiver no navio e tudo tiver uma droga, pensa bem antes de desembarcar. Eu fiquei doente e acabei vindo num impulso, mas gostaria de ter pensado melhor...pelo menos ter terminado meu contrato...

- Sobre o que levar: lembrando que você vai ficar de uniforme todos os dias e a maior parte do tempo, não leve muita roupa (mas também não vai me fazer igual ao cara que embarcou comigo levando uma mochila, ok?). O que recomendo muiiiiiito para o trabalho: relógio de pulso, muitas coisas de prender o cabelo (dã!) – mas leve sempre a mais, eu sempre perdia tic-tacs, um despertador (just in case, na Costa eles tem um serviço de despertador), uma kendal, pelo amor de deus! E talvez seja bom dar uma treinada antes em como veste o bicho, porque, mesmo eu sabendo que era trash de pôr, eu nunca imaginei que seria tão mais trash colocar aquela droga que salva as pernas quando o navio está balancando e vc só quer vomitar e dormir). Eu também usava aquelas cintas de deixar a coluna ereta com camiseta, embaixo da camisa. Me fazia suar, mas não judiava da minha coluna, muita gente usa...fica a dica, além disso acho que na maioria das cias você deve levar um sapato extremamente confortável (verifique a cor), produtos de higiene pessoal (varal de peças pequenas é super útil), hidratante e protetor solar (viu meninos?), fotinhas (claro), os remédinhos básicos - e PARA OS VEGGIES, vitaminas, sério - lembrem de evitar ir no médico ao máximo, e se não te convenci ainda pense que a médica q me atendeu me deu uma injeção perto do nervo e me bulinou na frente de B, mesmo eu colocando os bofes pra fora com 39° de febre. Acho que todas as cias disponibilizam roupa de cama, travesseiro e toalha, mas eu levaria a minha própria toalha (pq a deles parecia pano de chão velho) e não quero assustar ninguém, mas a gente só não ficava sem papel higienico pq eu era camareira, se é que me entendem...de roupas e sapatos e maquiagem e sei lá mais o que, não preciso nem falar ne?


Enfim, all set e você vai embarcar amanhã, não esqueça de revisar o e-mail da Infinity pra ver se vc pegou tudo (acredite, eu vi gente que deixou exames pra trás!?), cheque os documentos várias vezes e deixe tudo na mala de mão.
Chegando no aeroporto de destino vai ter alguém pra te buscar que provavelmente vai saber melhor do que vc se seu vôo atrasou e afins (mesmo assim, é bom ter o tel do agente que vai te pegar em mãos) aí é só seguir o fluxo (sempre tem mais gente embarcando também) e tentar não se perder...rsrsr...boa sorte e divirta-se!
uniforme camareira dia
uniforme camareira noite

Mais fotinhas de uniformes clique aqui
Se você perdeu a parte um, clique aqui
Blog excelente sobre trabalho em navio: vida de tripulante

Se você precisa de um currículo em inglês para levar para entrevista, eu traduzo currículos a preços bem acessíveis. Mande um e-mail: hellen.traducao@gmail.com


Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário