Páginas

08 junho 2015

Etapas do curso CELTA de Cambridge


Por |
Muitos colegas para os quais eu contei que ia fazer o CELTA me perguntaram sobre o curso. Assim resolvi que seria interessante fazer algumas postagens sobre o curso porque seria mais fácil reunir todas as informações em um lugar só e deve haver mais gente por aí com as mesmas dúvidas.


Para começar, OK, você nunca deu aula, ou mais provavelmente, já é professor mas decidiu levar seu game para outro level e quer fazer o CELTA (Certificate in English Language Teaching to Adults). Eu dividi os passos pré-CELTA em 2 posts para não ficar muito extenso.

Resumindo:
  • Entrar em contato com a escola manifestando seu interesse;
  • Preencher o application e enviar;
  • Marcar a entrevista;
  • (15 minutos antes da entrevista) Fazer o pre-interview task;
  • Entrevista via Skype;
  • Fazer o pre-course task (não precisa enviar)
  • Embarcar


- Entrar em contato com a escola manifestando seu interesse;
O enunciado é razoavelmente autoexplicativo, mas você deve enviar um e-mail para a escola de sua escolha, se o site da mesma não informar, pergunte das datas disponíveis e manifeste seu interesse. Eu pedi para uma agência escolher a escola e entrar em contato, recomendo o trabalho deles (não estou sendo paga para isso, só gostei da agência), 

- Preencher o application e enviar;
O application pack é um arquivo de 19 páginas que explica brevemente o CELTA, seu conteúdo e requisitos; depois tem algumas perguntas sobre você, sua educação, referências, etc. Por fim, tem exercícios para corrigir como o exemplo abaixo:
Speaker A: Have you got any money?
Speaker B: Yes, I’ve been to the bank yesterday.

Corrigir uma carta e explicar o que está incorreto. Dizer como você explicaria certas peculiaridades da língua, como o exemplo:
A The house was very isolated.
B The house was very secluded.

Você pode achar as respostas facilmente online, mas sinceramente, se você não sabe algo, estude, você vai precisar. Por último você deve escrever uma redação em torno de 300 palavras. No meu caso foi sobre learning experience; mas creio que varia de escola para escola.
Meu conselho, se organize para ter tempo, primeiro para o application (que é um pouco time-consuming) e depois para o pre-course (que é bastante time-consuming). Você precisa ter tempo hábil para fazer todas essas tarefas e fazê-las com pressa pode influenciar no resultado. No caso do application, você pode ser recusado (sim, isso é uma possibilidade) e nem mesmo chamado para a entrevista.

Marcar a entrevista;
A escola leva um tempo para analisar seu application, mas logo entram em contato para marcar a entrevista. No meu caso, demorou em torno de 2 semanas.

- (15 minutos antes da entrevista) Fazer o pre-interview task;
Como eu disse acima, um pouco antes da entrevista eles te enviarão um exercício, você não precisa enviar, então não se preocupe de fazer algo apresentável. Você só será perguntado sobre os exercícios e terá que explicar suas respostas, tanto do application quanto desse task. Quinze minutos é suficiente para responder essas perguntas e dá até para pesquisar se aparecer algo que você não sabe. No meu caso, atrasaram quase 10 minutos para enviar este material, então a orientadora atrasou um pouco a entrevista. O importante é ficar calmo e se comunicar (por exemplo, se eu tivesse ficado com vergonha de falar que houve um atraso, poderia ter sido prejudicada, pois estava no meio do task quando ela ligou).
Se prepare para, entre outras perguntas, explicar porque você quer fazer o CELTA, porém esse task também muda de escola para escola e mesmo a IH tinha mais de um. No meu, eu tive que escolher uma das seguintes profissões e explicar porque eu achava que esta prepararia alguém pra ser professor, além de dizer porque EU seria uma boa professora:
sports coach       actor         social worker          tour group leader
lecturer               nurse         sales person           driving instructor

Depois houveram exercícios de grammar. Explicar a diferença entre phrasal verbs; present simple e continuous. Por último, bolar uma atividade para um grupo que quisesse praticar speaking.
Lembre-se, eles gostam de peer correction, ou seja alunos corrigindo alunos e trabalhos em grupos. Foque-se em atividades que não sejam teacher-centred. 

continua no post 2

Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário