Páginas

09 junho 2015

Etapas do CELTA 2a parte


A primeira parte você encontra aqui

Entrevista
Pegue um copo de água, respire fundo e good luck! Apesar de @ entrevistad@r tentar te deixar confortável, a entrevista é razoavelmente longa (a minha foi uma hora).
Você será perguntado sobre os exercícios e terá que explicar suas respostas, tanto do application quanto desse pre-interview task.
Pode reparar que a pessoa te entrevistando vai fazer várias perguntas de forma que você mesmo responda. Por exemplo, ela me perguntou o que eu achava que faria quando chegasse em casa após as aulas; eu respondi que revisaria as anotações do dia; ela me disse que não, que eu estaria me preparando para as aulas do dia seguinte (quando eu fosse dar aula). Se te perguntarem quanto tempo você acha que leva para preparar uma aula de 40’, diga 4 horas porque (no kidding) é o tempo que você levará no curso.
No fim da entrevista, a pessoa já te dirá se você passou e vocês tratarão de burocracias – pagamento, por exemplo. Ela me perguntou sobre onde eu ficaria em Dublin e na hora eu não entendi. Posteriormente fez sentido pois, se você passar muito tempo em commute, pode prejudicar seu desempenho. Uma classmate minha passava 3 horas por dia no trem, estava constantemente cansada e vivia levando bronca das tutoras.

*Burocracias
Uma das coisas que foram tratadas pós-entrevista foi o documento a seguir (que me assustou muito, por sinal):

Reparem onde diz que: “se meu nível de inglês não for a altura do exigido, eu não recebo certificado”. Isso é real! Apesar de o curso aceitar pessoas com CAE (Certificate of Advanced English), eu pessoalmente não acho que esses candidatos conseguem lidar com o nível do curso. Os professores estão tratando com native speakers, eles não vão desacelerar, ficar repetindo ou esperar você pensar no que eles estão falando. Tenha em mente que você está tomando notas enquanto ouve (porque talvez seja igual á minha escola, onde não me deixaram gravar as aulas), na maior parte do tempo você está discutindo coisas com seus classmates (que podem estar falando ao mesmo tempo); enfim, não é um curso para quem está incerto de seu inglês.

Pre-course task
Passou? Sim. Pagou? Sim. Agora você recebe o pre-course que é para te dar uma ideia dos tópicos abordados no curso. Again: você não precisa imprimir, nem entregar. É só para te preparar para os tópicos. Eu fiz tudo, mas uma pessoa do meu grupo fechou o curso 4 dias antes do início e não deu tempo para ver nada do conteúdo, o que ela achou que a prejudicou já que ela não sabia nada de grammar, por exemplo. Houveram coisas que eu achei úteis e outras nem tanto. Se você não souber a resposta, não se preocupe; você pode procurar online se quiser, mas eles mandam as respostas uns dias antes do curso começar para você checar.

Preparações extra curso
Hoje eu sei como achar minha rua LOL
Se você está indo para outro país/estado/cidade, por favor se organize para chegar 1 ou 2 dias antes, no mínimo. Eu cheguei em Dublin em uma segunda á tarde e meu curso começava na terça de manhã. Quando eu saí de casa na terça, tudo o que eu tinha era um mapa de como chegar na escola e por sorte, os irlandeses são muito legais e não podem ver uma pessoa com mapa na mão que se prontificam a ajudar. O problema foi na volta, um colega foi me acompanhar até em casa porque eu não lembrava bem onde era. Quando chegamos na Rua, era lower e minha rua era upper, então não achávamos o número. O irlandês me perguntava “é esta a sua rua?” E eu “eu não sei!” Quando achamos o número, ele me pergunta se era a minha porta e eu mais uma vez “não lembro!” Imagine a situação, a pessoa com jet lag, cansada depois de 8 horas de aula e perdida! Também tive que fazer supermercado (e achar o supermercado) e comprar um pijama de frio, coisas que levam tempo em uma cidade estranha.
Na medida do possível, encontre uma casa com antecedência, levando em conta o tempo de commute e se localize no lugar em que você está. No mais, chegar cedo pelo menos evita o jet lag no primeiro dia de aula.

Embarcar

Tudo pronto? Despeça-se dos amigos, família e partners porque não dá tempo de visitar, ver, falar, etc; ás vezes eu falava com meu marido no Brasil por 10 minutos e desligava porque não conseguia mais tempo (demorou 2,5 semanas para a gente falar por uma hora). Lembre-se de respirar! Se possível, faça alguma atividade física por algum tempo antes do início do curso e tenha algum tipo de método de relaxamento (meditação, yoga, tai chi chuan, etc). Alguns dias eu fui fazer aulas de Aikido como eu faria no Brasil, porque isso me ajudou a desligar do curso, o que também é importante. Boa sorte no seu CELTA!


Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário