Páginas

09 junho 2015

Curso CELTA Cambridge na IH Dublin


O curso em si
turma de maio, cansados e felizes


Basicamente são 4 semanas nos quais você tem aulas de manhã como aluno e aulas á tarde como professor no qual seu/sua tutor@ analisa tudo o que você fala e escreve, como se movimenta, como gerencia seu tempo, como coordena os alunos, etc. El@s escrevem no seu feedback quase tudo o que você diz/faz e você tem uma análise bastante objetiva de como são suas aulas (o que foi um dos motivos pelo qual eu fui fazer o curso). Também tem um peer feedback no qual seus colegas dizem o que gostaram ou o que você poderia melhorar. São 6 aulas de 40’ e 2 de 60’. Você dará aula de todas as skills+ extras (vocab., grammar, etc). Você dará aula desde o primeiro dia e, com sorte, dia sim, dia não. Você será divid@ em um grupo e vocês começam trabalhando com um@ tutor@ e um grupo de alunos que mudará no meio do curso, assim como @ tutor@ mudará duas vezes. Você também terá que escrever 4 assignments de 750-1000 palavras sobre os assuntos vistos no curso (não adianta eu te dizer sobre o que, mesmo de uma semana a outra eu tinha novas ideias e tinha que re-escrever. No meio do curso um assessor de Cambridge virá visitar a escola para assegurar que o curso está seguindo o padrão exigido pela entidade.
Como já dito e enfatizado, a carga horária é insana. Além do schedule abaixo, eu chegava em casa todos os dias por volta das 18, sentava no sofá com meu laptop e bendy file e só parava por volta das 22, para fazer o “jantar”; comia em 15’ e voltava a estudar até meia-noite.
9-10:45
Aula
10:45 – 11:00
Break
11:00 – 12:45
Aula
12:45 – 13:00
ALP
13:00 – 13:45
almoço
14:00 – 16:00
Alunos CELTA dando aula
16:00 – 16:15
break
16:15 -
feedback

Lembra da entrevista e do pós-interview document? Não era brincadeira mesmo. Em um dia eu tinha que preparar para o ALP (Assisted lesson planning) porque, a partir da 3ª aula, não era mais possível chegar para essa “reunião” com a tutora sem um plano de aula razoavelmente definido; além disso, era bom aproveitar essa oportunidade para tirar dúvidas, então eu preferia gastar mais tempo me preparando para isso e já vir com planos A e B para elas analisarem. No outro dia eu passava o mesmo tempo corrigindo meu plano de aula, colocando mais informação e preparando o material extra que eu usaria (handouts). Além disso, como havia poucos alunos, nos tínhamos que nos revezar para um “unassessed slot” no qual a professora não assistia e que geralmente consistia em 20’ para cada professor, mas ainda assim precisávamos preparar material e combinar o que faríamos (tempo que eu preferia ter utilizado assistindo meus colegas e não me preocupando com a aula).
O conteúdo do curso contempla: aulas de receptive skills (listening/reading), productive skills (speaking/writing), business class, 1-to-1 class, class para young learners, teaching functional language, grammar, vocabulary, MPF (meaning, form, pronunciation), tipos de exams, etc. As turmas que ensinamos eram de pre-intermediate e upper intermediate, então também tem uma aula sobre begginers e advanced para fins de comparação.
Esteja preparado para estudar sobre:
  • ·         sua linguagem: nunca fale mais do que o aluno precisa saber, nivele sua linguagem de acordo com o aluno: “jot your thoughts down, please” não deve ser usado para begginers, por exemplo. Eu também fui advertida pelo meu tom de voz (sou uma pessoa muito escandalosa, eu sei) e tomar cuidado com não falar muito rápido.
  • ·         seus gestos: um dos seus objetivos deve sempre ser diminuir seu TTT (teacher talking time), assim, se for possível fazer um gesto pra turma repetir o que você disse, ao invés de dizer: “repitam, por favor”, sempre prefira os gestos. Gestos também são usados para corrigir alunos, explicar algo, agrupar em duplas e grupos, etc.
  • ·         seu body language: sou uma pessoa sorridente, se eu fosse um dos 7 anões, seria o Feliz porque estou sempre dando risada. Mas no curso fui aconselhada a prestar atenção nos momentos que estou rindo, isso foi algo que mudei. Além disso, ficar próximo aos alunos; não colocar barreiras entre si mesmo e el@s (como a mesa, por exemplo); explicar o que é para ser feito mostrando o material (chesting); se posicionar no mesmo nível dos alunos quando eles conversam em pares, etc.

 É claro que isso é um sumário do curso para você analisar se te interessa investir ou não, por isso tentei ser bem abrangente para que não se criem expectativas erradas. O conteúdo também é bem mais vasto do que eu pus acima, mas me foquei no que achei relevante.    

Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário