Páginas

03 julho 2013

Procurando emprego no Facebook. Você está fazendo isso errado.


Por |


Depois de milênios fora do blog, resolvi voltar. O motivo não é lá muito nobre...procura de emprego no Facebook. Já aviso, se você é sensível, saia imediatamente. O post é para estômagos fortes.

Eu sigo dois grupos no facebook para anúncio de empregos. Acho que usei mesmo uma vez, mas gosto de ficar fuçando... Problema é que muitas vezes eu me irrito com as postagens. Tem muita gente absolutamente nonsense.  Um exemplo:
“Precisamos de pessoas para trabalhar no bar de uma festa. Informações somente no dia x, local y, horário z”. Logo abaixo tem 15 comentários:
- precisa se inscrever em algum lugar antes?
- quanto é o salário?
- de qual a qual horário? ETC...
Se fosse eu, pegaria o nome dessas pessoas e, quando elas chegassem para entrevista: “Ah, você é fulano, ne? Pode ir embora que você é analfabeto funcional e isso pode ser perigoso...vai que pega fogo e você não consegue entender as instruções do extintor...”

Dei uns printscreen pra exemplificar:




Fala, não dá vontade de criar um tumblr: “como não procurar emprego” ou algo do gênero? 

Ah, mas tem gente que não tem oportunidade...bla bla, não me venha com baboseira demagógica. Em época de google, a pessoa só é pouco profissional assim porque quer. Pesquisar, procurar, enfim, chacoalhar os neurônios, pra quê? E o pior, tem gente que não quer trabalhar, quer uma ocupação de algumas horas pra ficar no Facebook recebendo. Ex: A pessoa diz: procuro emprego em vendas. Ah é? Então levanta a bundinha da cadeira, imprime mil currículos e vai de loja em loja no shopping (Ribeirão tem 3, um é monstruoso e estão construindo o n.4).  Ah, mas trabalhar em escala 6x1 eu não quero. Claro, porque é mais bonito receber seguro-desemprego. Desculpe-me pessoa, mas trabalhar pouco e ganhar bem é pra quem é altamente qualificado.

Não me leve a mal, eu acredito fielmente na frase do Confúcio “Aquele que faz o que gosta, não trabalha um dia sequer”...porém, não é o caso desse povo em hipótese alguma. Pergunta pra qualquer um deles: o que você gosta de fazer? A pessoa não sabe responder. Então deixa a tia te dar um conselho: enquanto você não descobre, rala meu bem. É mais bonito você pular de emprego em emprego do que ficar á toa pedindo emprego no facebook.
Tá, mas eu não estou aqui só para criticar, vamos ser justos e passar umas dicas (se é que você, leitor inteligente, já não sacou o que não fazer depois de tudo isso). Não faça:
  • Eu deveria começar com: não poste nada. Como assim? Grupos de emprego no facebook servem mais para o empregador do que para o empregado, entende? Fica mais fácil de visualizar as vagas e você não perde tempo lendo as lamúrias alheias e ficando deprimido porque “ah, tem um monte de gente procurando, eu sou só mais um.” Tá, tem bons samaritanos que, ao verem um apelo, dizem que x está procurando por mecânico, atendente, etc. Então se você achar absolutamente imprescindível, coloque no máximo algo do tipo: “alguém sabe onde tem vagas para catador de piolho, montador de ábacos ou preparador de pratos indonésios?”

  • “Preciso de um emprego”. Como assim? “Trabalho em qualquer coisa.” Não é bem assim ne? Se serve qualquer coisa, o empregador vai te oferecer qualquer coisa e aí você não vai querer, certo? Uma coisa que aprendi com a Infinity: Não existe isso de qualquer coisa, se valorize e vá atrás de um emprego no que você quer.
 
  • NINGUÉM TE DEVE NADA. Nem o governo, nem seus pais, nem o grupo de empregos, ninguém! Eu devia contar só de curiosidade o quanto de vezes aparecem as palavras “Me ajudem”, “urgente”, “por favor”, “pelo amor de deus”, “preciso”, “estou desempregado(a)”.  Ninguém nunca te falou que é feio mostrar suas mazelas ao mundo? Acho que a nossa cultura paternal e assistencialista criou uns monstros abomináveis... Veja, quando você procura emprego, ninguém está te fazendo um favor. Você vai trabalhar e receber por seu trabalho. Se você mendiga emprego, você vai receber esmola. Mude de postura e seja profissional. 

  • Acho que todo mundo já ouviu isso, mas é importante ressaltar que o que você põe na internet, todo mundo vê. Aí temos dois casos: 1. Quando você usa o face para procurar emprego, mude a foto para algo comportado, nada de biquinho, foto de balada, sem camisa no espelho e afins. Você posta que procura um emprego, eu vejo a sua foto e morro de nojo, resultado é que nunca vou te contratar. 2. Mesmo que você não use o face para procurar emprego, fatalmente alguém da empresa ou seu empregador vai procurar você online. Pode ser que a pessoa não se importe de ver você caindo de bêbado em 90% das suas fotos, mas não faz bem para sua imagem de forma alguma. Aproveitando, faça um e-mail profissional separado do pessoal. Nada de lalazinha_fofa@hotmail (tá rindo, ne? Já vi muitos).

  • PORTUGUÊS LIMPO E CORRETO! Até gritei (e babei haha). Pelo nível das postagens facebookianas você percebe que a pessoa jamais vai ser contratada para algo mais do que caixa de supermercado (com todo respeito aos caixas, acho que todo trabalho é digno, vejam bem). A pessoa vem reclamar que não é chamada para entrevistas, mas pelo que escreveu no face, você já imagina como está o currículo e aí é fácil de somar 2+2, certo? Se você não sabe elaborar um currículo, manda um e-mail para mim que te faço um por precinho camarada. E lembre de mudá-lo para cada tipo de vaga (currículo geral é coisa de gente sem qualificação).
Pronto, obrigada por ter lido até aqui e caso você não concorde com o que escrevi, faz um blog pra você.

Siga o coelho aos outros posts:

Um comentário:

  1. Gosto muito de ler seu blog !
    Passar o tempo direto no face é pra quem não trabalha mesmo (ou "faz" que trabalha ,pois só passa horas improdutivas no face ) ...
    Quem precisa mesmo trabalhar , vai a luta (em épocas de "vacas magras" , desempregada é que não fiquei !!)
    Mas as estaticas estão ae ...essa é a geração "nemnem" ( NEM trabalho e NEM estudo).
    Lembro dos noticiarios de dezembro/2013 : Os lojistas apavorados porque as vagas temporárias não eram supridas ... uma comerciária chegou a dizer que as 20 vagas oferecidas por sua loja de brinquedos não eram preenchidas porque os "candidatos" não queriam trabalhar sábado/domingo e até as 22:00hrs.
    Só não trabalha , quem realmente não quer...

    ResponderExcluir