Páginas

21 dezembro 2011

Londres 2012...here I come





Um amigo muito querido, sabendo que eu queria conhecer a Europa, me deu uma passagem para Londres. Como eu queria prestar a prova de proficiência de Cambridge já faz um tempinho, resolvi aproveitar minha passagem para fazer um curso preparatório. Eu sei que deve ter gente na mesma situação então vou fazer alguns posts sobre minha busca por curso, casa, etc. Além disso, já aviso que virão em 2012 vários posts sobre Londres, já que estarei na terra da rainha por 2 meses.

My story: Primeiro eu fiz igual a todo mundo e fui em busca de agências de intercâmbio. Depois, como estou com dinheiro mais do que contado, comecei a pesquisar escolas por mim mesma. O ponto de partida foi a lista de Cambridge de locais aonde fazer a prova, e após essa pesquisa eu delimitei que teria que ser algo entre 8 e 12 semanas. Fiz uma planilha para ver prós e contras de cada escola (com valores), pensando em pegar uma semana de acomodação, para ter aonde ficar na primeira semana, com self-cathering (no qual não tem refeições) ou no máximo B&B (bed and breakfast, com café da manhã). No fim optei pela English Studio porque: o preço é excelente, é creditada pelo British Council, o curso é flexível (em algumas escola eu não encontrei cursos com menos de 24 semanas). Por ser tão barata, pesquisei bastante para achar críticas e encontrei algumas, mas também achei boas referências então estou literalmente, pagando pra ver. Optei por um curso de 8 semanas com uma semana de acomodação em homestay (casa de família) B&B – saiu mais barato do que self-cathering - em zona 3. Eu cogitei não gastar com transporte, pegando uma casa perto da escola, mas como caí na unidade de Holborn, zona 1 de Londres, a missão está tão impossível que nem o Ethan Hunt consegue resolver. Todas essas informações eu descobri by myself, procurando informação na net; então fiz um prós e contras pra te ajudar a decidir:

Prós e contras de contratar uma agência: A opção mais cômoda é realmente pagar uma agência para organizar tudo por você. Existe chance de você cometer muitos erros procurando a escola por conta própria, especialmente se seu inglês é básico. Além disso, pagando pela agência, você pode parcelar no cartão, financiar, etc. Eles também dão toda ajuda com relação a documentação, passagem na imigração, visto (no caso de EUA e Canadá, ou mais de 6 meses na Europa) e tranqüilizam seus pais (sarcasm). Só que essa opção é geralmente mais cara e vão tentar te empurrar coisas que talvez você não precise, como um seguro de viagem mais caro ou carteirinha de estudante (que nem sempre é necessária). Algumas agências são muito conhecidas como STB e CI e vão te cobrar absurdamente pelo mesmo curso que outra cobraria metade do preço. Lembre também que não é porque você teve uma agência que as coisas não podem dar errado.

Prós e contras de procurar o curso por você mesmo: É possível fazer sozinho e bem mais barato quando você é quem faz a pesquisa. Mas dá trabalho e muito. A priori você vai achar várias escolas e ficar louc@ com a quantidade de informações diferentes sobre cada uma. Se você não sabe bem aonde quer ficar e quanto tempo, pior ainda. Contudo, por experiência própria, vale a pena se organizar, juntar informações e pesar custos e benefícios de cada uma. O grande pró é o valor, que não tem acréscimo nenhum já que é você pagando direto à escola. Se você decidir “fazer na raça”, aconselho que decida seu foco primeiro e vá coletando informações calmamente. 

Por ora, é isso. Dúvidas nos comentários ou mandem e-mail 


Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário