Páginas

30 outubro 2011

Bonita ou talentosa?


Por |

A cantora poderosa-gordinha-linda Adele fez um declaração em maio (tô atrasada, mas só vi um link da folha no dia 27, e eu nem gosto da folha) dizendo "(...) Eu prefiro pesar uma tonelada e fazer um álbum maravilhoso a parecer com a Nicole Ritchie e fazer um álbum de merda."
Em fevereiro, ela já tinha dado uma declaração "Eu não confio em meus peitos para fazer sucesso (tradução minha - I don't rely on my tits to have hits).



Eu já fiz um post no qual terminei com a imagem da Adele. Em tempos de padrão distorcido, a coragem de uma mulher tratada como ídolo em afirmar que é bela e se preocupa mais com seu talento cantando do que seu mérito de bibelô masculino é imensurável. Me lembra a campanha encabeçada por Rachel Weisz,
Nicole em "As horas"
Nicole hoje
Kate Winslet e Emma Thompson contra as cirurgias plásticas realizadas em excesso por outras atrizes; elas se chamam de "Liga Britânica contra a Cirurgia Estética" e defendem que envelhecer naturalmente é saudável e garante um atuação bem feita pois o botox, entre outros, causa "emplasticamento" da pele e ausência de expressão. Seria cômico - se ñ fosse trágico - que a Nicole Kidman por exemplo, já chegou a perder papéis justamente por pelo rosto de verniz rígido; quem assiste a Virgínia Woolf (excelente) de "as horas" não reconhece a pessoa que está em "nine" e não é devido ao nariz ou a aparência de velha...Diretores sérios como Wood Allen reclamam da falta de atrizes expresivas. Me dá orgulho de atrizes que envelhecem bem como a Vanessa Redgrave ou a Helen Mirren.
Vanessa Redgrade e Helen Mirren

Com esses problemas dentro da classe das mulheres mais lindas do planeta, imagine o impacto do padrão nas mulheres comuns? E pior ainda, qual o estrago realizado nas adolescentes? Ou talvez seja por mero acaso que o n. de cirurgias plásticas em adolescentes no Brasil de 2007 a 2008 foi 50.320!!! Fico estupefacta com meninas de 15 anos ganhando silicone de presente de aniversário, mas pergunto o que é que faz com que elas achem que precisam se adequar? Nessa reportagem do G1, tem um dado interessante dizendo que a maioria dessas meninas querem se parecer com a mãe....talvez seja hora das mães também aderirem a "revolução" e dizerem não ao padrão, ou pelo menos, incentivarem as filhas a ter responsabilidade com o próprio corpo.

Por isso é que a atitude da Adele é tão importante, assim como a postura da escola britânica que mostrou fotos da Britney Spears sem photoshop para que suas alunas tivessem um aumento de auto-estima (detalhe, as alunas têm entre 10 e 11 anos).

Mais uma vez, eu questiono: Qual o mérito em ser apreciada devido a condição de objeto sexual? Qual é a graça de se parecer com uma barbie? Eu gosto de chamar atenção sim, mas por ser tão diferente do padrão e você?


Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário