Páginas

01 outubro 2011

Propaganda da Hope, Gisele VS Iriny


Por |
Eu não tenho tv, vi essa propaganda na casa da minha mãe. Na hora B comentou comigo: nossa que propaganda horrorosa, machista! B não repara muito nessas coisas mas acusou o problema da propaganda na hora. Eu concordei, mas não pensei mais no assunto.

Até que vi no yahoo a polêmica causada por um pedido da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) ao Conar pedindo a suspensão da campanha porque: "as queixas são de que a propaganda reforça o estereótipo da mulher como objeto sexual e ignora as conquistas da sociedade contra o sexismo (discriminação baseada no sexo)"

Campanha Lancôme proibida na Inglaterra
Em julho uma campanha da Julia Roberts foi proibida da Inglaterra por propaganda enganosa, já que a foto foi retocada além dos limites do possível num rosto que já não é tão jovem, causando distúrbio no público que tenta se adequar a esse tipo de padrão deturpado (veja aqui). Na época que vi isso achei um pouco overreacted, mas pensei: poxa, no Brasil esse tipo de coisa não acontece de forma alguma, legal que o governo inglês esteja preocupado com a sanidade mental de suas "eleitoras"...então achei bacana a atitude (ainda que também um pouco overreacted) da SPM.
Aí o que mais me surpreendeu foram os comentários que eu li depois da notícia sobre a polêmica da campanha, especialmente das mulheres que não vêem absolutamente nada de errado!? Como assim? Vou explicar então:
Em um dos comerciais, a Gisele diz: bati seu carro, de novo. Geez! Por que o seu? Com tanto dinheiro no banco a mulher não tem um carro dela? E se formos pensar na mulher comum, que tem só um carro em casa, o carro é sempre do marido? Pior, por quê "de novo"? Isso REFORÇA que tipo de atitude? A homofóbica? A racista? O preconceito contra as pessoas que vestem crocs laranjas? Não, óbvio! De novo? Como assim mulheres não dirigem bem? (b diz que eu dirijo melhor do que ele, ainda q eu seja mais agressiva). Porque é isso que quer dizer o "de novo" na frase, que mulher é barbeira, pombas. (E só por curiosidade, procure por mulheres dirigindo no google images, me digam quantas fotos de acidente vocês vêem)

Danica Patrick, piloto da Indy
Alguns comentários até foram justos, falando por exemplo que os comerciais de cerveja são muito piores, mas ninguém os tira do ar. CONCORDO, e acho que tem que começar em algum lugar. Não se trata do que é politicamente correto (vide que também houve polêmica sobre a propaganda do machado de assis e uma de da volks), mas sim de reprimir a divulgação de atitudes que não precisam de mais reforço.

A própria Hope fez um comunicado: "(...) E ressalta que seria absurdo a empresa, que vive da preferência das mulheres, tomar qualquer atitude depreciativa em relação às próprias clientes". Entendem o problema? Eles não vêem absolutamente nada de errado com a campanha.
Sinceramente, o pior não é a propaganda ser machista e reforçar preconceitos já arraigados e amplamente repetidos (e ensinados), o problema ao meu ver é as mulheres (os homens também, claro) não perceberem isso e darem de ombros. O problema é achar que está tudo bem e que o governo tem mais o que fazer (tem mesmo, mas isso não invalida essa ação). O problema é dizer: é assim mesmo. Não é e não tem que ser.

Pra terminar o post, um texto fofo que li no mulheres no poder sobre os "papéis" masculino e feminino hoje. Eu acredito!. Pois não acho que tem que ser igual em tudo para que a situação fique hipocritamente pior.

update por causa de um texto que li hoje...conteúdo livre

imagens:

Portalbraganca Carlos Busko


Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário