Páginas

06 fevereiro 2014

Morar sozinho


Por |
Oi pessoal! Continuando com os posts sobre sair de casa, hoje o assunto é morar sozinho.
Quando a gente passa no vestibular, a primeira opção que passa pela cabeça (exceto nos casos que a pessoa já está pensando nas baladas...rs) é sempre morar sozinho; seja por medo do "desconhecido", de sair de casa ou de gente que você nunca viu mais gordo dividir um quarto com você.



Morar by yourself permite uma liberdade infinita (limitada por seu vizinho de apto ou casa, claro) pois de repente você não tem mais seus pais na sua cola, nem irmãos pegando suas coisas e muito menos desconhecidos em sua casa. Você pode andar nu, de toalha, com uma folha de couve amarrada nas pernas; pode deixar a porta do banheiro aberta, dormir na sacada, ouvir ópera de madrugada, tocar bateria...não tem ninguém para te incomodar!
Você pode ter seus animaizinhos (mesmo que sejam iguanas, aranhas e cobras), seus tiques e manias (mesmo que você tenha um TOC absurdo e goste de meditar de ponta cabeça na lua minguante), e suas coisas sempre estarão no lugar onde vocês as coloca (isso inclui não saber aonde você as põe), o que me leva aos contras.


Você pode achar ótimo que ninguém coma seu pedaço de pizza guardado para o dia seguinte, mas também pode achar desconfortável ver que acabou o leite e você esqueceu de comprar ou pior, o papel higiênico! Talvez você goste da ideia de mandar todo mundo embora e ficar sozinho no fim do dia, porém o silêncio pode ser bastante enlouquecedor se você vem de uma família grande. Pode ser que você não tenha paciência para gente querendo invadir seu espaço enquanto você quer estudar, no entanto, pode ser que você se sinta doente e não tenha ninguém para cuidar de você. Saber que a bagunça é toda sua e somente você terá que limpar talvez seja mais consolador do que limpar bagunça alheia, contudo podem haver dias que você não gostaria de lavar louça e ao chegar em casa, a pia já está limpa.


Dá pra perceber que na verdade todos os prós podem ser ao mesmo tempo, contras, então a única coisa que considero um contra de verdade é o valor. Morar só é caro! Em qualquer cidade (a não ser casos raros) o aluguel de uma kitnete perto da faculdade é parecido com o de uma casa de 2 quartos em outro bairro, além disso você terá que arcar com todas as contas cuja existência você nem conhecia quando morava com seus pais (água, energia, telefone, internet, gás, reparos ocasionais, supermercado, etc). Por fim, se você não conseguir um lugar mobiliado, alguns móveis simples - e usados - como fogão, cama, sofá, geladeira e armário podem sair bem caros; nesse caso vale pedir doação de móveis e eletrodomésticos pela família e com amigos. Caso você tenha vergonha disso, lembre-se que você acabou de entrar na categoria de estudante e economizar em tudo é fundamental!

Para finalizar, se você tem dinheiro, ótimo! Seus pais podem pagar tudo e você ficará confortavelmente instalado(a) em um mundinho igual ao que você tem em casa. Caso você faça parte da grande maioria do país e seus genitores tem que batalhar para te manter na faculdade, provavelmente você não conseguirá morar sozinho, mas que tal dar uma força e de quebra crescer absurdamente com as situações de morar com outras pessoas? Vai que você gosta...veja o post da semana que vem.


Imagens: 
figura1
figura 2
figura3 


Siga o coelho aos outros posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário