Páginas

24 março 2012

Estudando para o CPE


Por |
Algumas dicas que peguei em Londres e pode ser que te ajudem.

Pra começar o CPE é dividio em 5 partes:

Já no Brasil, eu tirei cópia do livro usado pela Cultura Inglesa (New Proficiency Gold) e tentava estudar em casa, indisciplinada que sou, não deu muito certo, mas trouxe o livro pra Londres mesmo assim. O livro obrigatório da escola é muito ruim, mas meu professor todos os dias traz exercícios de um outro livro bem mais útil (veja abaixo). Como vim ficar somente 2 meses, meu professor me disse que não valia a pena estudar inglês, que eu deveria fazer simulados das partes da prova e aí sim estudar o que me trouxesse dúvidas (o que é basicamente o que fazemos em sala). Eu já sabia disso, então bolei um plano de estudos que basicamente dividia as 4 partes (não tinha como treinar o speaking) do exame em dias da semana (estudando pelo Testbuilder) e na sexta eu fazia um capítulo do livro Golden. Abaixo seguem algumas dicas que peguei com meu professor e da minha própria experiência. As 4 partes citadas abaixo são feitas no mesmo dia, o speaking é marcado para um dia na semana antecedendo o exame.

Reading:
São quatro partes - sendo que eu não entendo o porquê da primeira, anyway - sublinhe pontos principais e preste bastante atenção em preposições, idioms e collocations quando for completar os gaps. Fique atento no reading porque pode parecer que 2 ou até 3 respostas estão corretas, além disso, é comum você interpretar a questão ao invés de prestar atenção no que está estritamente escrito no texto, então pense bastante a respeito, você tem tempo pra isso.

Writing:
Writing é dividio em 2 partes. Na parte 1 você recebe um tema e alguns main points que você deve abordar (obrigatório) na sua redação. Na parte 2 você pode escolher entre algumas estruturas diferentes, inclusive falar sobre os livros que eles dão de sugestão de leitura - em 2012, "The secret life of bees" e "The Birthday Party". Ambas as redações devem ter entre 300 e 350 palavras. Dica: não conte as palavras, veja quantas palavras em média você escreve por linha e calcule quantas linhas você usará, mas se estiver muito encanad@, conte as palavras no final. Dica 2: lembre do espacinho dos parágrafos para uma melhor apresentação.

Aqui tem samples de algumas estruturas para você ver.

Juro que fiquei preocupada sobre ser testada no writing pela coesão do texto, então perguntei para o Benjamin como deveria fazer se não soubesse muito sobre o assunto proposto da parte 1. Ele me respondeu que o principal é responder os main points levantados no tema, manter um nível de inglês adequado, prestar atenção na estrutura (article tem título, letter deve ser enviada para alguém, etc) e não me preocupar com o conteúdo em si....hahahah. Uma dica fundamental, quando for praticar em casa, sempre marque uma hora para cada writing task, na minha prova houveram várias pessoas que não conseguiram terminar.
  • Sobre articles - Pense em algo que poderia ser publicado. Coloque um título chamativo, é permitido usar contractions (don't, isn't), permite um nível de informalidade, use perguntar retóricas para chamar atenção do leitor, preste atenção para fazer um final retumbante que faça seu leitor ficar com o article na cabeça.
  • Sobre essays - Essays tem mais jeito de artigo acadêmico (com título). Evite contractions e seja argumentativo. Enquanto em articles você não precisa necessariamente de uma conclusão, aqui ela é obrigatória.
  • Sobre letters - Não esqueça o "Dear ...." e o "sincerely yours". Se for uma formal letter, evite contractions, se for para um amigo, use o tom de intimidade correto.
  • Sobre proposals/reports - Se você pode escrever ao menos um desses, considere-se sortudo. Esses dois são muito fáceis de fazer porque você não precisa na verdade falar sobre coisas existentes, tudo bem se você inventar (desde que seja plausível). Não permite contractions. Não comece como se fosse uma letter, ainda que esteja escrevendo para alguma organização. Separe as partes em headlines e se for usar listas, use marcadores, como esses aí ao lado.
Use of English
São 4 exercícios de fill the gaps, o primeiro com prepositions, idioms, collocations, termos gerais; o segundo eles te darão a palavra e você tem que mudar de acordo com o texto (nunca mantenha a palavra do jeito que ela foi dada); a terceira parte você tem que descobrir uma palavra que caiba nas 3 frases; na quarta parte você tem que transformar a frase usando a palavra dada e mantendo a mesma idéia. Leia os textos rapidamente e só complete os gaps que você já tem certeza; depois leia novamente com calma e preencha os gaps. Como você tem tempo suficiente, releia as respostas pensando no contexto do texto e na frase como um todo. A dica aqui é fazer o exercício de 1 palavra para 3 frases primeiro, pois se você não tiver absoluta certeza, só siga em frente e volte a ele ocasionalmente. No quarto exercício, lembre de usar o mesmo tempo verbal e não mudar as palavras da frase dada a menos que seja absolutamente necessário. Na última parte, vão te dar 2 textos para você responder 4 perguntas dissertativas e depois, respondendo a uma pergunta, fazer um sumário de alguns pontos do texto, em 50-70 palavras. Pegue 4 pontos dos textos (não necessariamente 2 e 2) e reescreva-os com suas próprias palavras.

Listening
Aproveite bem o tempo para ler as opções e sublinhe informações relevantes. Durante a primeira reprodução, já marque suas respostas e durante a segunda, aproveite para já começar a ler as informações do segundo exercício. Lembre que, se você não entendeu a resposta, elimine as improváveis e marque a que parece mais correta.Você tem 5 minutos no final para passar as respostas a limpo. Não vai dar tempo para corrigir as respostas, então concentre-se.

Speaking
Você sempre vai fazer em par com alguém. O examinador vai te perguntar alguma coisa genérica a respeito da sua vida, trabalho, cidade, etc. Não pense muito na resposta, vá falando, mesmo que seja bobagem. Benjamin disse que muitos alunos perdem pontos por tentarem soar inteligentes. Você não precisa falar nada muito profundo ou mesmo verdadeiro, a questão aqui é ver se você consegue se comunicar. Depois vão te perguntar alguma coisa genérica sobre a sociedade (a minha foi: qual é a importância das crianças aprenderem música?). Na segunda parte, quando te derem as imagens para discutir, você tem 1 minuto, então fale exatamente a 1 coisa que vier na sua cabeça e passe a bola, você perde pontos por ficar enrolando e tirando o tempo da outra pessoa. Na parte 3 você recebe um papel com um tópico e idéias para desenvolvê-lo (2 min.), quando você acabar, o examinador vai perguntar coisas para a outra pessoa sobre o que você disse (1 min). Uma dica ness parte é discordar do que a outra pessoa disser, porque se você concordar, vai ser mais difìcil adicionar argumentos. Por último, vão te perguntar uma ou duas perguntas também gerais (as minhas: "você acha que temos sorte por viver no século 21?" e "você acha que a moda é uma coisa útil?"). Não se preocupe, pense que você está em um café e fale o que diria pra um amigo.

Se você está se preparando sozinho para a prova, o testbuilder tem um nível mais alto do que o da prova em si, mas pode ser bom estudar por ele porque você vai chegar "overprepared". Estudar pelo livro abaixo também é bem válido porque eles tem exemplos de exames passados e você pode ter um idéia precisa de qual é seu nível.

Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida, por favor me escreva. Comentários com mais dicas são mais que bem vindos!

Links e livros:
O livro que usamos na escola (o que eu gosto) é o Certificate of Proficiency in English 1, publicado pela Cambridge University Press.

Aqui você pode baixar o Testbuilder, com respostas. Aqui, aqui, aqui e aqui você pode baixar os áudios.

O livro que eles usam na Cultura Inglesa dá pra baixar aqui, tem livro de professor com resposta e cds para o listening.

Siga o coelho aos outros posts:

9 comentários:

  1. Olá!
    Adorei suas dicas!! Estou me preparando sozinha para o exame e não sabia nem por onde começar! Fiquei feliz de ter encontrado seu blog! :) Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário Ana Cláudia. Boa sorte no exame!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito uteis suas dicas. Pensei que precisasse de um curso preparatório, mas com suas dicas vi que é possível me preparar sozinha. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço seu comentário Priscila. Talvez você se sinta melhor preparada se encontrar um professor particular para corrigir seu exercícios de writing e talvez te ajudar com o speaking uns dias antes da prova. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Gosto muito das suas dicas. Estou sempre relendo-as.
    Mas sabe qual parte não entendi? No writting tem sempre tópicos sobre livros que devemos ter lido antes para conseguir escrever sobre eles. Como e quando ficamos sabendo quais são eles?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, na época eu soube pelo professor. Mas achei esse linkhttps://support.cambridgeenglish.org/hc/en-gb/articles/202838396-Set-texts-for-Cambridge-English-exams
      Vc não precisa ler os livros, haverão outros tasks tb.

      Excluir
  6. Olá Hiroko!

    O link dos livros que você colocou não funcionam, nem o do test builders quanto do livro da Cultura Inglesa, você poderia por favor me ajudar? Estou estudando sozinho. Obrigado!

    ResponderExcluir