Páginas

30 março 2012

London faces & styles 2

Continuando com as fotos de pessoas interessantes que encontrei em Londres. Imagine uma completa estranha te abordando na rua para pedir uma foto, como você reagiria? Com exceção de uma só pessoa todos sorriram...


UK

UK

Elena era a Lady Di Suiça da escola...


UK e Italia

Dinamarca

UK

27 março 2012

Curiosidades de Londres

Por |
Algumas coisas que me chamaram muita atenção aqui em Londres:

Lixeiras especiais para guimbas de cigarros (butts) e chiclete. Falando em lixeiras, eles tem essas para doação de roupas, achei super legal.

Todos os dias, no final da tarde, tem a distribuição gratuita de jornal na porta das estações de metrô. E não é um simples jornalzinho de bairro com 2 páginas, são mais ou menos 50 páginas e a maioria dos londrinos pega. Para quem está estudando em inglês é ótimo porque dá para você aprender várias palavras e se adaptar ao modo de escrever britânico (útil para quem, como eu, vai prestar prova). Na verdade, se você prestar atenção quando estiver andando, sempre dá pra pegar uma revista ou jornal na rua, tem umas caixas de distribuição. Só não pegue de uma banca...rs. Além disso, o jornal Metro tem boas promoções e se você resolver o sudoku do dia e enviar a resposta por mensagem para eles, concorre cem libras.


E toda segunda-feira tem distribuição gratuita da TNT em vários pontos da cidade, é uma revista de viagem que tem vários artigos interessantes. Através dela, descobri vários eventos legais e "entrei" melhor na cultura de Londres. Também é bacana para quem gosta de escrever, me deu umas dicas de como vou fazer um blog em inglês. Se você for ficar bastante tempo aqui, ela traz promoções realmente boas de viagens pela Europa ou mesmo África e Ásia.
Site da TNT

Os caixas eletrônicos aqui tem muito menos cerimônia do que no Brasil. É assim mesmo, você pára na frente do caixa, na calçada da loja.

Kibon aqui é Walls


 
As maçanetas são no meio das portas

Os estudantes usam uniforme mesmo em escolas públicas e os estudantes não podem usar tênis a não ser na educação física, então é comum ver vári@s crianças e adolescentes assim:

Algumas casas tem um nível de subsolo, e como na mesma casa podem existir 2 ou 3 flats, é bem possível que essa da foto seja entrada a residência de alguém e não somente uma porta para uma sala da casa. Tanto a cultura de república (e não só para estudantes) do Brazil quanto o aproveitamento do espaço dividindo a casa em várias "casas" são comuns aqui.

Ás vezes eu penso que estou no Japão tantas "konbinis" tem aqui...hehehe...mas geralmente são muçulmanos ou indianos que ficam atrás do balcão vendendo desde de crédito para celular até comida. Off licence quer dizer que eles não podem vender bebidas alcóolicas.
 

Pessoas com deficiências não pagam transporte e todos eles são adaptados (você não encontra ônibus por exemplo, que não tenha rampa e o local próprio para cadeirante - que ás vezes é usado por carrinhos de bebês, de supermercado e malas, mas a prioridade é dos cadeirantes). Quem nunca teve alguma perda de mobilidade por quebrar pé ou perna, talvez não entenda como isso é importante.

E falando em mobilidade, para andar de moto aqui no frio...só com essa "luvinhas" no guidão mesmo.

Você já visitou Londres e achou alguma coisa bem peculiar? Deixa um comentários que eu aumento o post :)

24 março 2012

Estudando para o CPE

Por |
Algumas dicas que peguei em Londres e pode ser que te ajudem.

Pra começar o CPE é dividio em 5 partes:

Já no Brasil, eu tirei cópia do livro usado pela Cultura Inglesa (New Proficiency Gold) e tentava estudar em casa, indisciplinada que sou, não deu muito certo, mas trouxe o livro pra Londres mesmo assim. O livro obrigatório da escola é muito ruim, mas meu professor todos os dias traz exercícios de um outro livro bem mais útil (veja abaixo). Como vim ficar somente 2 meses, meu professor me disse que não valia a pena estudar inglês, que eu deveria fazer simulados das partes da prova e aí sim estudar o que me trouxesse dúvidas (o que é basicamente o que fazemos em sala). Eu já sabia disso, então bolei um plano de estudos que basicamente dividia as 4 partes (não tinha como treinar o speaking) do exame em dias da semana (estudando pelo Testbuilder) e na sexta eu fazia um capítulo do livro Golden. Abaixo seguem algumas dicas que peguei com meu professor e da minha própria experiência. As 4 partes citadas abaixo são feitas no mesmo dia, o speaking é marcado para um dia na semana antecedendo o exame.

Reading:
São quatro partes - sendo que eu não entendo o porquê da primeira, anyway - sublinhe pontos principais e preste bastante atenção em preposições, idioms e collocations quando for completar os gaps. Fique atento no reading porque pode parecer que 2 ou até 3 respostas estão corretas, além disso, é comum você interpretar a questão ao invés de prestar atenção no que está estritamente escrito no texto, então pense bastante a respeito, você tem tempo pra isso.

Writing:
Writing é dividio em 2 partes. Na parte 1 você recebe um tema e alguns main points que você deve abordar (obrigatório) na sua redação. Na parte 2 você pode escolher entre algumas estruturas diferentes, inclusive falar sobre os livros que eles dão de sugestão de leitura - em 2012, "The secret life of bees" e "The Birthday Party". Ambas as redações devem ter entre 300 e 350 palavras. Dica: não conte as palavras, veja quantas palavras em média você escreve por linha e calcule quantas linhas você usará, mas se estiver muito encanad@, conte as palavras no final. Dica 2: lembre do espacinho dos parágrafos para uma melhor apresentação.

Aqui tem samples de algumas estruturas para você ver.

Juro que fiquei preocupada sobre ser testada no writing pela coesão do texto, então perguntei para o Benjamin como deveria fazer se não soubesse muito sobre o assunto proposto da parte 1. Ele me respondeu que o principal é responder os main points levantados no tema, manter um nível de inglês adequado, prestar atenção na estrutura (article tem título, letter deve ser enviada para alguém, etc) e não me preocupar com o conteúdo em si....hahahah. Uma dica fundamental, quando for praticar em casa, sempre marque uma hora para cada writing task, na minha prova houveram várias pessoas que não conseguiram terminar.
  • Sobre articles - Pense em algo que poderia ser publicado. Coloque um título chamativo, é permitido usar contractions (don't, isn't), permite um nível de informalidade, use perguntar retóricas para chamar atenção do leitor, preste atenção para fazer um final retumbante que faça seu leitor ficar com o article na cabeça.
  • Sobre essays - Essays tem mais jeito de artigo acadêmico (com título). Evite contractions e seja argumentativo. Enquanto em articles você não precisa necessariamente de uma conclusão, aqui ela é obrigatória.
  • Sobre letters - Não esqueça o "Dear ...." e o "sincerely yours". Se for uma formal letter, evite contractions, se for para um amigo, use o tom de intimidade correto.
  • Sobre proposals/reports - Se você pode escrever ao menos um desses, considere-se sortudo. Esses dois são muito fáceis de fazer porque você não precisa na verdade falar sobre coisas existentes, tudo bem se você inventar (desde que seja plausível). Não permite contractions. Não comece como se fosse uma letter, ainda que esteja escrevendo para alguma organização. Separe as partes em headlines e se for usar listas, use marcadores, como esses aí ao lado.
Use of English
São 4 exercícios de fill the gaps, o primeiro com prepositions, idioms, collocations, termos gerais; o segundo eles te darão a palavra e você tem que mudar de acordo com o texto (nunca mantenha a palavra do jeito que ela foi dada); a terceira parte você tem que descobrir uma palavra que caiba nas 3 frases; na quarta parte você tem que transformar a frase usando a palavra dada e mantendo a mesma idéia. Leia os textos rapidamente e só complete os gaps que você já tem certeza; depois leia novamente com calma e preencha os gaps. Como você tem tempo suficiente, releia as respostas pensando no contexto do texto e na frase como um todo. A dica aqui é fazer o exercício de 1 palavra para 3 frases primeiro, pois se você não tiver absoluta certeza, só siga em frente e volte a ele ocasionalmente. No quarto exercício, lembre de usar o mesmo tempo verbal e não mudar as palavras da frase dada a menos que seja absolutamente necessário. Na última parte, vão te dar 2 textos para você responder 4 perguntas dissertativas e depois, respondendo a uma pergunta, fazer um sumário de alguns pontos do texto, em 50-70 palavras. Pegue 4 pontos dos textos (não necessariamente 2 e 2) e reescreva-os com suas próprias palavras.

Listening
Aproveite bem o tempo para ler as opções e sublinhe informações relevantes. Durante a primeira reprodução, já marque suas respostas e durante a segunda, aproveite para já começar a ler as informações do segundo exercício. Lembre que, se você não entendeu a resposta, elimine as improváveis e marque a que parece mais correta.Você tem 5 minutos no final para passar as respostas a limpo. Não vai dar tempo para corrigir as respostas, então concentre-se.

Speaking
Você sempre vai fazer em par com alguém. O examinador vai te perguntar alguma coisa genérica a respeito da sua vida, trabalho, cidade, etc. Não pense muito na resposta, vá falando, mesmo que seja bobagem. Benjamin disse que muitos alunos perdem pontos por tentarem soar inteligentes. Você não precisa falar nada muito profundo ou mesmo verdadeiro, a questão aqui é ver se você consegue se comunicar. Depois vão te perguntar alguma coisa genérica sobre a sociedade (a minha foi: qual é a importância das crianças aprenderem música?). Na segunda parte, quando te derem as imagens para discutir, você tem 1 minuto, então fale exatamente a 1 coisa que vier na sua cabeça e passe a bola, você perde pontos por ficar enrolando e tirando o tempo da outra pessoa. Na parte 3 você recebe um papel com um tópico e idéias para desenvolvê-lo (2 min.), quando você acabar, o examinador vai perguntar coisas para a outra pessoa sobre o que você disse (1 min). Uma dica ness parte é discordar do que a outra pessoa disser, porque se você concordar, vai ser mais difìcil adicionar argumentos. Por último, vão te perguntar uma ou duas perguntas também gerais (as minhas: "você acha que temos sorte por viver no século 21?" e "você acha que a moda é uma coisa útil?"). Não se preocupe, pense que você está em um café e fale o que diria pra um amigo.

Se você está se preparando sozinho para a prova, o testbuilder tem um nível mais alto do que o da prova em si, mas pode ser bom estudar por ele porque você vai chegar "overprepared". Estudar pelo livro abaixo também é bem válido porque eles tem exemplos de exames passados e você pode ter um idéia precisa de qual é seu nível.

Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida, por favor me escreva. Comentários com mais dicas são mais que bem vindos!

Links e livros:
O livro que usamos na escola (o que eu gosto) é o Certificate of Proficiency in English 1, publicado pela Cambridge University Press.

Aqui você pode baixar o Testbuilder, com respostas. Aqui, aqui, aqui e aqui você pode baixar os áudios.

O livro que eles usam na Cultura Inglesa dá pra baixar aqui, tem livro de professor com resposta e cds para o listening.

21 março 2012

London faces & styles

Um das coisas que mais gosto sobre Londres é a pluralidade de gêneros, estilos, gostos... tudo aqui é aceito e a cidade engole qualquer personalidade; então você acha umas figuras bizarras que, em qualquer outro lugar (talvez não em Tokio...rs) seriam apontados e estigmatizados, mas aqui não chamam mais atenção do que qualquer outra pessoa. Pensando nisso, tive a idéia nada original de fotografar as pessoas que me chamassem atenção, pelo cabelo, estilo ou atitude. Espero que através dessas fotos, vocês consigam ter uma dimensão do que é essa cornucópia cosmopolita. Londres é a verdadeira Babel.

Andy - UK
Llhea - Australia
Betsy - UK
James - UK


Cerys - UK
Alessandro - Italia
Frog - UK
Mel - Australia
Gabriel - UK
Megan - UK





















Confiram os próximos posts com mais fotos.

10 março 2012

Pérolas de Londres: rush hour concert St John's Waterloo

Por |
Através do visit london, eu descobri que todas as quintas, na igreja St. John's em Waterloo, tem uma hora de concerto gratutito da Southbank Sinfonia. Não bastasse o concerto ser free, eles ainda servem vinho, suco e água. Se você está em Londres em uma quinta, não deixe de ir até lá ouvir música de qualidade. Começa as 18:00 e vai até 19:15, ás vezes tem concertos em outros dias, entre no site para saber mais.

Se você vier de tube, desça em Waterloo station e vire a esquerda, em direção à ponte. No final da Waterloo Bridge tem um Imax enorme que é quase em frente a igreja.

O lugar é pequeno e ás vezes lota (como no dia abaixo), acho que depende da programação. Cada dia eles tocam peças diferentes, ás vezes vem somente o quarteto de cordas, ás vezes a orquestra toda. Eles explicam o que será tocado antes mas tem sempre tem um programa disponível na porta. Por favor não seja cururu como o meu classmate que entrou atrasado e achou que era uma missa (mesmo sendo uma mulher explicando a próxima peça).




Não dá pra ver, mas é uma maestrina

órgão da igreja
Apresentação de flauta e marimba

06 março 2012

Sobre a English Studio

Por |
Estou escrevendo esse post porque imagino que existam pessoas na minha situação que procuram referências sobre escolas e cursos, vejam que não estou ganhando nada para escrever isso e tudo o que está aqui é exatamente a minha opinião.
Quando eu estava procurando escolas em Londres, uma das que encontrei foi a escola no qual fiz meu curso, a English Studio. Por ser muito barata comparada com outras escolas e por ter um curso flexível no qual você começa quando quiser, confesso que fiquei preocupada. Sempre digo que o estudo é 80% o aluno, 15% o professor e 5% a escola; porém, se a escola fosse ruim eu teria que dobrar os meus esforços em casa e pior, perderia 3 horas na escola.
Qual não foi minha felicidade quando comecei o curso porque meu professor é excelente e tem uma gama de conhecimentos gerais invejável, além de ter boa didática e sempre trazer materiais extras. A escola também me surpreendeu por disponibilizar vários laboratórios, uma mini-vidioteca (com alguns livros) e permitir impressões e cópias (o que foi muito útil algumas vezes). As próprias salas de aula já me chamaram muita atenção porque tem um computador em cada sala, que o meu professor usa quando quer nos mostrar alguma imagem ou pesquisar alguma coisa.

O meu curso aqui tem o nome de "Preparation for CPE exam", mas tecnicamente é só o nível mais avançado que tem na escola, então temos aulas de inglês além dos exercícios específicos para a prova. Achei estranho no começo, mas depois que entendi, de 15 alunos, só eu e mais um estávamos prestando a prova em março, e muitos nem iam prestar, só estavam mesmo estudando inglês. Mesmo assim, na véspera do speaking, meu professor fez um simulado completo do teste para que pudéssemos entender a dinâmica, o que foi muito útil.




Prédio em Catton Street
Os pontos negativos são:
  • alguns dos recepcionistas não são muito amistosos (leia-se Mira Miteva),
  • a escola te obriga a comprar um livro que não ajuda em nada no exame (mas você pode ter dicas do que estudar e qual livro comprar aqui)
  • por ser barata, tem bastante brasileiros (na minha sala somos em 4); mas nada que não seja facilmente contornável.
  • Não gosto que o curso não seja muito estruturado (nunca sabemos o que vamos fazer amanhã ou como medir nosso progresso além do feeling).
  • Eu preferiria ter lição de casa, mas foi algo fácil de resolver.

Prédio em High Holborn
O que pode vir a ser um problema é que por enquanto eles só tem uma turma de proficiência e, apesar do horário ser bom para mim, pois acordo tarde (iei), pode não te permitir fazer outras coisas. Tem uma outra coisa que vai depender de você ser boa ou ruim: meu professor passa a parte 3 do exame (English in Use) todos os dias e só depois fazemos outros tipos de exercícios. Como a parte 3 foi a minha parte mais difícil porque envolve gramática, idioms, phrasal verbs, etc; achei ótimo e aprendi muito, mas ás vezes nós perdíamos bastante tempo só com isso.

Resumindo, recomendo a escola se você está se preparando para o exame. Pode ser que só para estudar inglês não seja o ideal, vai depender de você.